Página:Diário de uma expedição (2004).djvu/7

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

E aguardam-se outros.

Como uma praça enorme de guerra, a Bahia tem, nesta hora, resoando em sua algaravia e vibração das marchas marciaes, notas altas de clarins, brados de armas incessantes e incessante retinir de espadas.

Não são mais segredo para ninguém as causas determinantes do insucesso da quarta expedição.

Todos os oficiais que inquirí acordam confirmando dois graves erros de que se aproveitaram hábilmente os jagunços — duplamente armados depois do fracasso da expedição Moreira Cesar — pela força moral da vitória e pelas armas temadas.

O primeiro apontado completa outros que perturbaram altamente a marcha da primeira coluna: estando na véspera de alcançar o morro da Favela, a pouco mais de uma légua do comboio das munições de boca e de guerra, aquela coluna, como se marchasse fatalmente para uma vitória infalível resultando de um rapido combate, deixou-o desguarnecido, completamente isolado. Travado o combate e esgotadas, afinal, diante de inesperada e tenaz resistência, as munições de guerra que a tropa levara nas cartucheiras, ficou esta inerme, completamente desarmada, debaixo das balas do inimigo, fulminada, presa num circulo de ferro e de fogo — e sem poder reagir com um só tiro! Nessa mesma ocasião, o comboio, por assim dizer abandonado, à retaguarda, era assaltado e facilmente tomado.

O resto é conhecido — a segunda coluna abandonando admirável posição estratégica árduamente conquistada, anulando todo o esforço despendido na travessia heróica de Coicorobó, refluie vigorosamente sobre os bárbaros e salvou a primeira.

A este êrro aliou-se um outro.

Na investida definitiva a Canudos a disposição geral dada ao ataque foi de tal natureza que, logo à entrada da grande aldeia, baralharam-se batalhões e brigadas, confundiram-se, enredaram-se, anularam-se as fileiras — e sem ordem, atumultuadamente avançando, rota a disciplina e ligado apenas pela bravura e entusiasmo de todos, o exército rolou sobre ela, sem orientação, como o extravasamento de uma onda impetuosa e enorme — alvo amplíssimo sobre o qual batia, caía em cheio a saraivada de balas dos jagunços, sem perder um tiro.

Foi ocupada apenas a metade da praça e as baixas foram extraordinárias. A bravura pessoal do soldado corrigiu em grande parte o desastrado plano de ataque.

Não antecipemos, porém, o juízo do futuro; passemos rapida-