Página:Diário de uma expedição (2004).djvu/9

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

nimo singular e atiram ao acaso, em inevitável indisciplina de fogo.

No principio da luta eram cenas quotidianas estas — o que explica claramente o grande numero de feridos e mortos.

A situação é, porém, hoje muito diversa. As imediações de Canudos mesmo são francamente praticáveis e já têm vindo, sós, sem perigo, dali a Monte-Santo muitas pessoas.

Está prestes a findar a dolorosíssima campanha.


Bahia, 12 de agosto.

Acabo de assistir na estação da Calçada ao desembarcar de cerca de oitenta feridos que chegam de Canudos e não posso, nestas notas ligeiras, esboçar um quadro indefinível com o qual se harmonisariam admiravelmente o gênio sombrio e o pincel funéreo de Rembrandt.

Ao apontar, vingando a ultima curva da estrada, o lúgubre comboio, a multidão, estacionada na gare, emudece, terminando bruscamente o vosear indistinto, e olhares curiosos convergem para a locomotiva que se aproxima, lentamente, ariando. Esta pára, afinal, e, abertas as portinholas, começam a sair — golpeados, mutilados, baleados — arrastando-se vagarosamente uns, amparados outros e carregados alguns, as grandes vítimas obscuras do dever.

O frêmito de uma emoção extraordinária vibra longamente em todos os peitos, quase todas as frontes empalidecem e é sob um silêncio profundo que a multidão se cinde, espontaneamente, abrindo alas á passagem do heroismo infeliz.

Os feridos chegam num estado miserando — relembrando antes turmas extenuadas de retirantes do que restos desmantelados embora, de um exército. Dificilmente se distingue uma farda despedaçada e incolor: calças que não descem além dos joelhos, reduzidas a tangas, rotas, esburacadas, rendilhadas pela miséria; camisas em


Bahia, agosto 12 (3h30) (Urgente)

Instalou-se uma nova enfermaria para os feridos de Canudos, no mosteiro de São Bento.

Chegará amanhã o batalhão patriótico Pais de Carvalho, do Pará.

Ao atravessar, em passeio, a cidade, o general Savaget foi espontaneamente saudado por multidão imensa.

Seguem para o sertão com o ministro da Guerra, depois da vinda de todos os batalhões, cem praças de infantaria e vinte de cavalaria.

No dia 17, depois da vinda de todos os batalhões, segue para o sertão o sr. ministro da Guerra acompanhado de cem praças de polícia e vinte de cavalaria.

Chegou a Canudos a primeira turma de estudantes de medicina.