Saltar para o conteúdo

Página:Diana de Liz - Memorias duma mulher da epoca.pdf/137

Wikisource, a biblioteca livre
duma mulher da epoca


 

nem os termos... Qual é o escritor-inovador que não deixa escola? E não sucede, até, serem certos estilistas originais igualados, e mesmo excedidos, por sucessores seus? Flaubert, por exemplo, não tem discípulos ilustres?!

— Sim, às vezes sucede isso... Mas com o Alfredo N. não se dá êsse caso. Só tem audácia e vaidade. Nenhum talento. Talentos! Onde estão êles, hoje em dia?! O F. de M., o J. G., o... emfim, todos êsses que por aí andam, não passam duns odres de vaidade e inépcia, sem méritos de qualidade alguma! Eu estou actualmente preparando um opúsculo - o primeiro em que me proponho abrir os olhos à turba cretina que está vitoriando tantas nulidades e patentear bem claramente as deficiências dêsses pretensos génios... E depois, à custa de quantas baixesas grande parte dêsses rabiscadores consegue nomeada! Reclamos disfarçados e não disfarçados, humildes pedidos de recomendação, críticas lisongeiras escritas por êles próprios, etc., etc... Um nojo, tudo isto!

E o sr. Martinho Leal teve um gesto de supremo tédio e esmagadora superioridade.

Eu principiava a sentir-me enervada. Estes críticos snobs e de má língua, que acham dum requintado chic e altamente atilado o sistema de deprimir quem

— 135 —