Lembrei-me, então, das nossas amigas comuns. Recordei-as, uma a uma, passando-as em revista mental. E no meu cérebro, ofuscado, surgiu o clarão da evidência. Julieta mandou vir, há pouco, dois vestidos da Régny; Almira renovou o mobiliário da sala de visitas; e, para que a tua desdita chegasse ao cúmulo, o marido de Terezinha subiu um ponto na hierarquia burocrática.
Como deves ter sofrido, minha pobre Lúcia! Ante êsse feixe de más notícias, a tua alma sangrou, decerto, tanto como o corpo de S. Sebastião sob a chuva de fléchas que lhe valeu a palma do martírio e a bemaventurança eterna. Compreendo, compreendo. Mas é forçoso readquiríres o sangue frio. Domina êsses nervos. Está um dia lindo. Se soubesses que delicioso perfume chega, até mim, vindo das madresilvas do terraço! Isto é... enganei-me... Parece-me que os visinhos são quem verdadeiramente gosa o perfume das minhas madresilvas. E talvez, até, elas já estejam sêcas... Perdoa. Não me lembrava de que não tens flores nem terraço. A gente, ás vezes, comete destas gaffes.
Tranquilisa-te. O que precisas, antes de tudo o mais, é convencer-te de que o facto de invejares assim furiosamente todo o mundo, tem, como consequência única, o prejudicar-te, amarelecendo-te as faces, ca-
— 165 —