Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/152

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


poeta italiano Antonio Scalvini e executada no theatro Fossati, de Milão. E' sua primeira composição na Italia. Não é uma opera de grande folego, mas é de uma inspiração vivaz e arrojada, e deu-lhe logo uma bella reputação ahi, no paiz da musica.

Nella luna (idem) — e outra composicão de igual inspiração, egualmente applaudida e executada no theatro Carcani.

Guarany: opera baile em quatro actos — Foi esta a composição que trouxe immarcessivel gloria a Carlos Gomes. Levada a scena do theatro Scala, em Milão, a 19 ne março de 1870, foi seu autor desde o primeiro acto chamado á scena por diversas vezes com freneticos applausos dos proprios mestres, que o ficaram reconhecendo como artista e maestro. Neste mesmo anno, vindo elle á patria, foi o Guarany cantado no Rio de Janeiro a 2 de dezembro. Por um acaso feliz encontrara Carlos Gomes traduzido em italiano o romance de igual titulo, do conselheiro Alencar, e comprando-o, incumbiu o já mencionado poeta Scalvini de arranjar a opera. Si o autor do romance já não tivesse um nome bem firmado, e um logar muito distincto na republica das lettras, o autor da opera lh'o teria dado. Foi representado pela segunda vez em dezembro de 1881, em Londres, no theatro Covent-Garden.

Salvador Rosa: opera lyrica em quatro actos — O libretto é de Antonio Ghislanzoni, um notavel e distincto poeta e librettista da moderna Italia. Della, entre outros, escreveu o distincto litterato brazileiro Alfredo Bastos uma noticia, que vem na Gazeta de Noticias do Rio de Janeiro de 10 de agosto de 1880. Foi representada pela primeira vez no mesmo theatro em Londres.

Fosca: opera lyrica em quatro actos — Tem sido executada em diversos theatros da Europa.

Maria Tudor: opera lyrica em quatro actos — Idem.

Ninon de Lenclos: opera lyrica — Estava apenas em começo sua composição, quando o autor veio ao Brazil em 1880. Deve estar concluida hoje.

Palma: opera lyrica — Idem.

Composições pequenas de Carlos Gomes ha innumeras. Desde seus primeiros annos, passados em Campinas, escreveu elle diversas peças. Das publicadas mencionarei, entretanto:

A Camões: hymno triumphal para orchestra e banda — composto para ser executado por occasião do tricentenario do poeta portuguez.

Io ti vidi: canzone para piano e canto.

Suspiro d'alma: modinha.

Quem sabe? modinha.

Rainha das flores: walsa, para piano.

Lalalayu: polka para piano.

Polka dos pardaes: idem.

Polka dos beijos: idem.

Moreninha: walsa, idem.

Cachoeira: quadrilha de contradanças, idem.