Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/160

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


recentes descobertas da arte de curar, indicando os meios de tratar todas as molestias segundo a homœopathia. Composto pelo doutor Mure, e traduzido pelo doutor Joaquim José da Silva Pinto. Terceira edição, revista, augmentada e melhorada pelo doutor Antonio de Castro Lopes. Rio de Janeiro, 1868.

Synopse do estado da empreza predial pelo seu fundador e gerente doutor Antonio de Castro Lopes, apresentada na primeira reunião da assembléa geral de accionistas da mesma empreza. Rio de Janeiro, 1873, 22 pags. in-4.º

Resurreições: poesias. Rio de Janeiro, 1879.

Deveres do homem por Silvio Pellico: traducção. Obra adoptada pelo governo imperial para as aulas da instrucção primaria. Rio de Janeiro, 1880.

Acrostico a Luiz de Camões, composto de versos dos Luziadas por occasião do terceiro centenario de Camões. 1880.

Memoria sobre a possibilidade e conveniencia da suppressão dos annos bissextos, escripta em portuguez, latim e francez. Rio de Janeiro, 1881 — R. Teixeira Mendes, de quem me occuparei neste livro, em tres artigos insertos na Gazeta de Noticias com o titulo de Indicações sabre a theoria positivista do calendario, contesta opiniões emittidas nesta memoria, opiniões que o doutor Castro Lopes sustenta em dous artigos, insertos em seguida na mesma Gazeta sob o titulo de Suppressão dos annos bissextos, ao primeiro dos quaes ainda respondeu Teixeira Mendes, tudo em abril de 1881.

Acerca desta Memoria, enviada a quasi todas as sociedades sábias da Europa e da America, recebeu o autor manifestações de apreço, que de muitos desses institutos lhe foram dirigidas, declarando o Sr. C. Flammarion no seu periodico mensal Astronomie de setembro de 1882 que em um dos proximos numeros examinaria a questão. Tratando essa Memoria de uma alteração no calendario, julgou conveniente o autor dirigir-se a sua santidade, e o fez por carta escripta em latim. O finado Visconde de Araguaya, ministro plenipotenciario do Brazil em Roma, foi quem apresentou essa carta e a Memoria, respondendo ao doutor Castro Lopes, que o santo padre lera immediatamente a missiva, e declarara achar correcta a phrase latina e importante o trabalho, o qual ia submetter a estudo.

Discurso proferido na 375ª conferencia publica da escola da freguezia da Gloria, na presença de sua magestade o Imperador. Rio de Janeiro, 1881.

Conferencias sobre a homœopathia. Rio de Janeiro, 1882 — Neste volume enfeixou o doutor Castro Lopes diversas prelecções que fez na mesma escola da Gloria.

Um sonho astronomico. Rio de Janeiro, 1882 — Nesta obra, sob uma apparencia de phantasia, o doutor Castro Lopes propõe diversas theorias acerca de muitos phenomenos astronomicos. Sahira em folhetim