Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/216

Wikisource, a biblioteca livre
AN
191

- o senhor Gregorio meio critico: scena comica. Pernambuco, 1875.

- Uma patuscada: comedia em um acto. Pernambuco, 1879.

- Sensitivas: collecção de poesias - Inedito.

- Dá Deus nozes a quem não tem dentes: entre-acto comicoIdem.

- Um engano conjugal: comedia em um acto - Idem.

Sei mais por affirmur-me o autor que posslle alguns dramas, extrahidos dos l'omances : A Frei/'a do subterran~o, Vingança da baroneza, Tempestao;les do coração, e Amor e perdição.

Antonio Ildefonso Gomes — Natural da provincia de Minas-Geraes, nasceu em 1794, sendo seus paes o capitão Antonio Gomes de Abreu e Freitas e dona Josepha Thomazia Gomes, e falleceu no Rio de Janeiro ém 1859.

Formado em medicina pela antiga escola medico-cirurgica do Rio de Janeiro, aqui firmou sua residencia como medico clinico, dedicando-se ao mesmo tempo ao estudo da botanica, quer theorico, quer pratico, para cujo fim fez diversas e notaveis excursões pelo imperio, passando além dos pontos, á que tinham até então chegado em suas excursões os precedentes viajantes e naturalistas. Escreveu:

- Principios elementares de botanica, traduzidos' do inglez, de J. Lindley. Rio de Janeiro, 1843, com estampas.

- Viagem ás p"ovincias do Norte do BraziZ em 1855 e 1856. Rio de Janeiro, 1857, 48 pags. in-4. o

- Lamentações de um brazileiro. Rio de Janeiro, 1854.

- Manual de hydro-sudo-therapia ou directoria para qualq uer pessoa em sua casa curar-se de uma grande parte das enfermidades que afJ:l.igem o corpo humano, não empregando outros meios que o suor, agua fria, regimen e exercicio. Rio de Janeiro, 1!l48, com estampas.

- Carta aos editores da guia homalopathica Jos fazendeiros, ou tratado de homalopathia domestica, contendo' a hygiene, o regimen eo tI'atamento therapeutico das molestias pelo systema de Hahnemann pelo Dr. Bigel Se acha inserta nesta obra, precedendo-a.

Antonio Jacintho Xavier Cabral — Nasceu na provincia de Pernambuco no ultimo quartel do seculo passado e ainda vivia em 1858, gozando de geral consideração e estima por suas qualidades nobres, e pai' sua intelligencia cultivada, em Roma, para onde seguira em 1825 depois de ter estado em Portugal algum tempo. Foi um habilissimo pintor, director e lente de desenho do collegio Santo Antonio do Recife até o anno de 1822, em que partiu para Portugal, e escreveu:

- Explicação analytica do quadro allegorico da regeneração da monarchia portugueza, feito a bico de penna por seu autor, etc. , dedica.d.a. ?o