Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/218

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Antonio de Jesus e Souza - Nasceu na cidade de S. Salvador, capital da Bahia, e falleceu na campanha do Paraguay, victima de uma pneumonia, em 18ô7.

Doutor em medicina pela faculdade de sua provincia, onde fez todos os seus estudos desde a instrucção primaria, entrou para o corpo de saude do exercito. servindo em Pernambuco, na Bahia e em Matto-Grosso. Para 13sta provincia seguira o doutor Jesus e Souza em 1865 no cargo de chefe do serviço medico das forças exped:cionarias contra o governo do Paraguay ; d'ahi voltara doente em 1866, e sem tratar-se convenientemente seguira para o exercito em operações no Paraguay, onde falleceu com a graduação de cirurgião. mór de brigada.

Desde seus primeiros anno.. do curso medico, revelou-se um poeta lyrico, amenissimo e litterato ; era talvez a pTÍmeira intelligencia do corpo de saude do exercito, e escreveu:

- A valsa (poe ia) - E' sua primeira composição poetica, sahida no periodico Atheneu, n. 2. A naturalidade e belleza d@ suas poesias se, póde apreciar já no começo desta composição. Eil-o :

Foste, Marilia, ao passeio,
Ao passeio prohibido.......
Levaste belleza e enfeites,
E amor no peito escondido.
Eu te vi, tu não me viste;
Foste falsa, eu fui trahido.

Levaste tua irmanzinha
p'ra meus zelos dissipar.
Tua irmanzinha é menina,
E' menina e vai brincar,
E tu ficas co'o amante
Bem sosinha a conversar....

- O baile (poesia) - E' outra composição com que o autor estreou, tambem publicada no Atheneu, n. 4.

- Endeixas de um trovador. Bahia, 1849 - E' um volume de poesias, publicado em tempos de estudante.

- Proposições sobre os diversos ?"amos da medicina: these inaugural. Bahia, 1851O doutor Jesus e Souza muitas vezes fallou-me acerca de uma obra que tinha entre mãos sobre hygiene militar, e sei que deixou um grosso maço de manuscriptos com o titulo:

- Impressões de Goyaz - Paravam em poder de uma irmã sua, na Bahia.

Antonio João de Lessa - Ignol'o as datas de seu nascimento e obito, qu~ teve lagar em Ca:!Jtagallo, onde possuia uma fazenda, assim como sua naturalidade, que supponho ser do Rio de Janeiro.

Era presbytero do habito de S. Pedro e foi deputado pelo Rio de Janeiro na segunda legislatura, de 1830 a 1833,e um dos pronunciados ~a devassa, a que mandou proceder o conselheiro José Bonifacio de Andrada e Silva,

13