Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/323

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
298
AN

phico já citado. A carteira foi escripta a principio por A. P. de Figueiredo ( veja-se Antonio Pedro de Figueiredo) sob o pseudonymo de Abdallah-el-Kretif; mas, adoecendo este, passou a ser escripta por Torres Bandeira, que nos primeiros numeros usou do mesmo pseudonymo. Occupava-se a Carteira de historia, philosophia, religião, litteratura, artes, etc.

O conselheiro J. F. de Castilho lera um escripto desta collecção, reproduzido no Correio da Tarde, da côrte, sobre os «Amores de Ovidio» e correu, como elle diz, ao Correio da Tarde, para saber que penna o escrevera, mas não o pôde saber. Quando mais tarde soube quem era o escriptor que procurava, dirigiu a Torres Rangel uma carta onde se lê: - « E' pois de V. a soberba memoria, que por tantos aqui foi lida com admiração! E' caso de summo agradecimento para nós, mas de immarcessivel gloria para V.» E mais logo accrescenta: «Na segunda edição que desta obra se derhão de precedel-a, no lagar de honra e em volume especial, os artigos de critica litteraria, de que eu tiver conhecimento; nenhum excede este seu, apezar da altura que subiram, nos delles, o Sr. Octaviano em artigo edictorial; o Sr. Silveira Lopes na sua memoria academica Dous seculos, dous povos e dous homens; o Jornal da Bahia em sua correspondencia litteraria; o sr. doutor José Maria Velho da Silva, no seu estudo critico da paraphrase dos amores. E' realmente feliz a obra, que já tem inspirado os mais numerosos e importantes escriptos das mais aparadas pennas, como confesso que nunca no Brazil vi succeder.» Nem se póde elogiar mais.

Quanto ao sciencias juridicas escreveu:

Economia politica. A liberdade do trabalho, e a concurrencia, seu effeito, são prejudiciaes á classe operaria? — Sahiu no Futuro, periodico litterario redigido por Faustino Xavier de Novaes. Rio de Janeiro, 1862 e 1863, pags 289 e seguintes.

Serà o jury em materias civeis preferivel ao modo ordinario ele julgar? — No Iris, Rio de Janeiro, tomo 3°, pags. 81 a 86; na Aurora Pernambucana, ns. 73, 1859, e no Recreativo de Pernambuco, ns. 19, 1851.

Serà conveniente que a propriedade individual seja substituida pela propriedade collectiva? — Na Revista Universal Lisbonense, n. 31, 1853, e no Paiz, de Pernambuco, n. 18, 1856.

Apontamentos sobre direito — Ineditos. Tem esta obra a data de 1857 e nella se trata do direito em geral, suas divisões, seu fundamento e origem; de diversos systemas, analysando-os ; da distincção entre o direito e a moral; de alguns pontos de direito natural, etc.

Deixou, como este, ineditos os seguintes escriptos:

Geographia antiga — E' um compendio, pelo qual leccionava, dividido em duas partes,: preliminares e partes do mundo. Fôra composto para uso de seus discipulos, e estava destinado a entrar no prelo, quando falleceu o autor.

Parecer sobre o methodo de Zaba para o estudo da historia — Estava tambem para ser impresso.