Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/341

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
316
AN


Memorias da vida e acções de dom Estevão, bispo do Brazil, etc. — Ineditas. Possuia o manuscripto destas memorias o padre Antonio Caetano de Souza.


Antonio da Silva Correia — Filho de Manoel Dias da Silva e de dona Catharina Rodrigues, nasceu em S. Paulo em 1658 e falleceu em 1728.

Doutor em direito pela universidade de Coimbra, foi ahi professor muitos annos, e depois entrando paea a magistratura, foi desembargador da casa de supplicação, corregedor do civel na côrte de Lisboa, conselheiro do ultramar, e presidente deste tribunal, logar que exercia na época de sua morte. Foi de uma caridade excessiva, e muito parco no viver, s6 reservando de seus vencimentos o que era absolutamente indispensavel para sua subsistencia, e escreveu:

Postillas das leis gallicas — Não sei si esta obra foi impressa, ou si existe manuscripta em alguma biblioLheca.


Antonio da Silva Jardim — E' natural de Capivary, villa da provincia do Rio de Janeiro, e formado a 30 de novembro de 1882 em sciencias sociaes e juridicas pela faculdade de S. Paulo, em cuja capital já exercia o professorado na escola normal. Muito applicado á litteratura desde o começo de sua vida de estudante e tambem poeta, escreveu:

Ideias de moço: ensaios. S. Paulo, 1878 — Contém este volume tres ensaios de Silva Jardim, a que se seguem « Um grito nas trevas, conto » e mais outras poesias de seu collega e amigo Valentím Magalhães. (Veja-se Antonio Valentim da Costa Magalhães.)

O general Osorio. S. Paulo, 1879 — Depois da biographia que o autor offerece a um filho do general e á briosa provincia do Rio Grande do Sul, acha-se ahi uma poesia do mesmo Valentim Magalhães.

A gente do mosteiro (no anno passado). S. Paulo, 1879, in-4.º

A critica de escada abaixo. Poeto, 1880 — Não vi esta obra; deu-me della noticia um amigo meu, promettendo-me mostral-a, o que não cumpriu.

Relatario apresentado ao presidente da provincia do Espirito Santo sobre a historia e resultado da propaganda do methodo de leitura João de Deus. S. Paulo, 1882.

A comedia: publicação diaria. Proprietarios Valentim Magalhães, Silva Jardim, Gustavo Julio Pinto Pacca e Adolpho Carneiro de Almeida Maia. S. Paulo, 1881, in-fol.


Antonio da Silva Netto — E' natural da provincia da Bahia, e engenheiro civil pela escola militar. Sectario das novas doutrinas do espiritismo, tem-se dad muito ao estudo dellas ; fundou e redigiu a