Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/350

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Drumond e de dona Anna Maria do Sacramento Rigueira de Drumond, nasceu em Pernambuco a 30 de agosto de 1819 e ahi falleceu pelo anno de 1876.

Prompto de preparatorios, foi para a França em 1837 com intenção de estudar medicina, mas por molestia de que soffreu, sendo obrigado a voltar á patria, matriculou-se mais tarde no curso juridico de Olinda, onde formou-se em 1849 e recebeu em 1861 o grau de doutor, tendo depois igual grau pela universidade de Rostock. lnscreveu-se para dous concursos à vaga de substituto da faculdade de direito, sendo nomeado lente substituto em 1863 e em 1871 lente cathedratico de uma das cadeiras do 4° anno; serviu antes disto o logar de procurador fiscal e dos feitos da thesouraria de fazenda ; era cavalleiro da ordem de Nossa Senhora da Conceição da Villa Viçoza, de Portugal; socio correspondente da associação dos advogados de Lisboa; do instituto historico de Pariz ; do instituto hisLorico do Rio de Janeiro, do da Bahia e do do Maranhão; da sociedade auxiliadora da industria nacional; da sociedade tiberiana de Roma — é escreveu :

Theses e dissertações — para o grau de doutor pela faculdade do Recife, para o grau de doutor pela universidade de Rostock que não foi impressa, e para dous concursos.

Compendio de historia romana, vertido do francez. Pernambuco, 1847.

Discurso que na faculdade de direito do Recife aos 23 de julho de 1861, por occasião da collação do grau de doutor ao bacharel Antonio de Vasconcellos Menezes de Drumond, pronunciou o mesmo bacharel. Recife, 186l, 39 pags. in-4° - Foi pub1icado com outro discurso pronunciado no mesmo acto por seu padrinho no doutoramento o doutor Braz Florentino Henrique de Souza.

Discurso que por occasião de abrir o curso de direito natural na faculdade de direito do Recife, a 16 de março de 1864, recitou, etc. Pernambuco, 1864, 13 pags, in-4.º

Prelecções de direito internacional com referencia e applicação de seus principios as leis particulares do Brazil até 1867. Pernambuco, 1867, in-8.º

Prelecções de diplomacia com referencia e applicação as leis particulares do Brazil até 1867. Pernambuco, 1867, in-8.º

Prelecções de direito patrio. Pernambuco, 18,., 2 vols. — Esta obra, assim como as theses e as tres seguintes, não pude ver. Vejo-as mencionadas em uma relação das obras do doutor Drumond, que me foi obsequiosamente enviada por um honrado representante de Pernambuco na camara tempararia.

Biographias de homens illustres nas lettras, sciencias e artes no Brazil. Pernambuco, 18** - Parece-me que sahiram quatro opuscu!os.

Breves apontamentos sobre o elemento servil do Brazil, colligidos de diversos escriptos. Pernambuco, 18**.

Apontamentos sobre o processo criminal do Brazil. Pernambuco, 1867, 32 pags. in-8.º