Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/360

Wikisource, a biblioteca livre
AR
335

A Opinião Nacional: politica liberal. Recife 1867-1879 — Foram tambem da redacção Antonio Rangel Torres Bandeira e João Coimbra.

A Madre-silva: revista litteraria especialmente dedicada ás senhoras, sob os auspicios do doutor Aprigio Justiniano da Silva Guimarães. Recife, 1870.


Aprigio Martins de Menezes — Filho de Olimpio José de Menezes e de dona Virginia Martins de Menezes, nasceu na cidade da Bahia, ahi fez o curso de medicina, recebendo o grau e doutor em 1867 ; e passando-se para o Amazonas, tem sido nesta provincia deputado provincial em diversas legislaturas, e foi eleito deputado geral na legislatura de 1881 a 1884, não sendo porém reconhecida sua eleição pela camara. Escreveu :

These que sustenta perante a faculdade de medicina da Bahia para obter o grau de doutor em medicina. Bahia, 1867 — Contém uma dissertação sobre fracturas em geral e proposições sobre: Operação cesarea e suas indicações. Asthma. Familia das palmeiras.

Nevoas matutinas: poesias. Bahia, 1868 — O autor tem ainda muitas composições publicadas em avulso, e muitas ineditas.

Relatorio apresentado ao presidente a provincia do Amazonas, etc. sobre a commissão, de que foi encarregado no rio Negro. Manáos, 1875, 38 pags. in-8° — Trata-se de uma commissão medica.


Arcelino de Queiroz Lima — E' natural da provincia do Ceará, bacharel em sciencias sociaes e juridicas pela faculdade de Pernambuco, exerce o magisterio, si me não engano, em sua provincia, e escreveu:

Compendio elementar de geographia geral e especial do Brazil. Ceará, 1873.


Aristides Cezar Spinola Zama — Nasceu em Caeteté, provincia da Bahia, sendo seus paes o doutor Aristides Zama e dona Rita Spinola Zama.

Doutor em medicina pela faculdade de sua provincia, foi um dos medicos que offereceram-se para prestar os serviços de sua profissão na campanha contra o Paraguay, para a qual effectivamente seguiu com outros collegas, professores e estudantes da faculdade em 1865 ; tem sido muitas vezes deputado á assembléa provincial, deputado á assembléa geral na 17ª legislatura de 1878 a 1881, dissolvida em 1880, e na subsequente, e escreveu:

These apresentada á faculdade de medicina da Bahia, e perante ella sustentada em dezembro de 1858. Bahia, 1858 — Contém uma dissertação sobre bebidas aromaticas, e proposições sobre: Amputações nas lesões traumaticas. Etheres, sua acção physiologica e therapeutica. Ozona e suas propriedades.

Questão religiosa. Discursos pronunciados na assembléa provincial