Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/85

Wikisource, a biblioteca livre
60
AL

A união faz a força: serie de dezeseis artigos — publicados de 4 de setembro de 1880 em diante.

Administração da provincia: serie de nove artigos — publicados em 1880.

Discurso proferido na sessão funebre celebrada em honra á memoria do immortal Visconde do Rio Branco no sumptuoso templo da benemerita loja União Constante na noite de 30 de novembro de 1880 — publicado a 13 de dezembro do mesmo anno. O autor escreveu tambem por esta occasião uma descripção minuciosa desta sessão, sob o titulo Sessão funebre; e sei que são de sua lavra os

- Estatutos da bibliotheca rio-grandense do sul — recentemente reorganisada, da qual é o autor vice-presidente.


Alfredo Magno de Almeida Rego — Filho do doutor Joaquim Marcos de Almeida Rego, de quem tratarei adiante, e de dona Maria Izabel de Almeida Rego, nasceu na cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro a 26 de fevereiro de 1848, e falleceu a 22 de maio de 1880.

Doutor em medicina pela faculdade da côrte, e tão illustrado, quanto modesto, fez uma excursão pela Europa, onde aprofundou seus conhecimentos medicos.

Era facultativo da secção medica do hospital da misericordia e escreveu:

Diagnostico differencial da febre amarella e febre bilioza dos paizes quentes: dissertação inaugural. Rio de Janeiro, 1870 — E' seguida de proposições sobre: Ovariotomia. Diagnostico, marcha e tratamento do rheumatismo visceral. Digitalis e suas preparações pharmacologicas.

Tinha em mãos um tratado sobre febres, quando adoeceu da longa e dolorosa enfermidade que o levou á campa.


Alfredo Moreira Pinto - E' bacharel em lettras pelo collegio de Pedro II, e professor de geographia e historia do curso preparatorio, annexo á escola militar. Sobre estas materias, que tambem lecciona particularmente, tem escripto diversos compendios e pequenos livros com o fim de facilitar os exames da instrucção publica, obras que têm tido diversas edições, algumas sem declaração de datas.

Suas obras são:

Elementos de geographia moderna. Rio de Janeiro, 1869. Segunda edição consideravelmente augmentada, Rio de Janeiro, 1874.

Noções de geographia astronomica. Rio de Janeiro, .... Ha tambem segunda edição.

Noções de geographia universal. Rio de Janeiro, 1881.

Noções elementares de geographia do Brazil. Rio de Janeiro, 1881.

Noções elementares de corographia do Brazil, para uso das escolas primarias. Rio de Janeiro, 1881.