Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/86

Wikisource, a biblioteca livre
AL
61

Compendio de historia universal, organisado segundo os ultimos programmas officiaes para o ensino desta materia: nova edição. Rio de Janeiro, 1882.

Pontos de historia do Brazil, organisados segundo o novissimo programma dos exames geraes na instrucção publica. Rio de Janeiro — Ha terceira edição de 1876 in 8°, e quarta de 1881. 83 pags. in-8.°

Pontos de geographia, organisados, etc. Rio de Janeiro .... Ha tres edições.

Pontos de historia antiga, organisados, etc. Rio de Janeiro .... Ha duas edições.

Pontos de historia média, organisados, etc. Rio de Janeiro, .... Idem.

Pontos de historia moderna, organisados, etc. Rio de Janeiro, .... Idem.

Historia do baixo imperio. Rio de Janeiro, ....

A viagem imperial e o ventre livre. Rio de Janeiro, ....

Bibliotheca popular. Rio de Janeiro .... — Dous volumes.

Processo do primeiro martyr da liberdade brazileira Joaquim José da Silva Xavier, por antonomasia o Tira-dentes, filho da provincia de Minas Geraes. Rio de Janeiro, 1872, 219 pags, in-8.° — Se publicou esta obra sob o pseudonymo de Esquiros, assim como as duas seguintes:

Martyres da liberdade (processo de J. Guilherme Radcliff). Rio de Janeiro, 1872, in-12.°

Antonio Jose da Silva. Rio de Janeiro, ....

Moreira Pinto redigiu:

O Seculo: orgão liberal, propriedade do bacharel Alfredo Moreira Pinto. Direcção politica do doutor Thomaz Alves Junior. Rio de Janeiro, 1879.

Actualmente está concluindo um:

Diccionario geographico do Brazil — que será dado á lume.


Alfredo Piragibe — Filho do brigadeiro Vicente Ferreira da Costa Piragibe e de dona Candida Jesuina da Costa Piragibe, nasceu na cidade do Rio de Janeiro a 9 de junho de 1847, recebeu o grau de bacharel em lettras no imperial collegio de Pedro II em dezembro de 1864, e o grau de doutor em medicina na faculdade do Rio de Janeiro em 1870.

Exerceu o cargo de vaccinador supranumerario do instituto vaccinico do imperio de 1872 até 1878; é cavalleiro da ordem de Christo de Portugal por serviços medicos prestados a subditos deste reino; é membro do instituto historico e geographico do Brazil, e da academia imperial de medicina.

Escreveu:

Do rheumatismo e seu tratamento: dissertação, seguida de proposições sobre: Aborto criminoso; Indicações e contra-indicações dos saes de quinino nas pyrexias mais frequentes no Rio de Janeiro; o Ferimentos por armas de fogo: these inaugural. Rio de Janeiro, 1870.