Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/98

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Americo Brasilio de Souza - Nasceu na cidade de S. Salvador, capital da Bahia; pelo anno de 1828, e falleceu talvez sem completar 30 annos de idade, victima de uma tuberculose.

Desde seu nascimento foi infeliz, porque nunca soube a quem devia o ser. Abandonado por seus paes, foi acolhido por uma nobre e virtuosa senhora bahiana, dona Anna Maria de Souza Barata, que se incumbiu de sua educação até receber elle o grau de doutor em medicina na faculdade de sua provincia, tratando-o sua nobre protectora como si seu filho fóra.

O doutor Americo Brasílio foi um desvelado cultór da poesia, Não sei si colleccionou e deu ao prélo suas composições poeticas; sei, porém, que em diversos orgãos da imprensa periodica publicou muitas, como por exemplo as duas seguintes:

- Poesia offerecida ao illustrissimo senhor doutor Joaquim de Souza Velho, no dia i o de janeiro de 1850, anniversario de seu natalicio – E' uma composição em versos hendecasyllabos, inserta no Atheneu. Bahia, 1850.

- Poesia offerecida á illustrissima senhora dona Maria Clementina da Silva Pereira, no dia de seu feliz consorcio com o illustrissimo senhor doutor Pedro Caetano da Costa - E' uma poesia de 285 versos hendecasyllabos, inserta nos Cantos brazileiros de pags. 223 a 231, Bahia, 1850.

- O eccletismo em medicina: these apresentada e sustentada perante a faculdade de medicina da Bahia para receber o grau de doutor, Bahia, 1852 - E' seguida de proposições sobre os diversos ramos da medicina.


Americo Guimarães - Filho de Mancel José Pereira Guimarães e dona Hermelinda Pereira Guimarães, nasceu em Nicteroy a 6 de junho de 1864, fez o curso do collegio Pedro II até o quarto anno e se acha matriculado no curso de preparatorios da escola polytechnica.

Cultiva a poesia e tem escripto:

- Vagidos: collecção de versos - que se acha actualmente no prélo.

- Illusões: segunda collecção de versos - que o autor pretende dar a publicidade depois da precedente.


Americo Hipolito Ewerton de Almeida - Filho de Joaquim Hipolito de Almeida e de dona Anna Clementina Ewerton, nasceu na cidade de S. Luiz, provincia do Maranhão, a 18 de agosto de 1833.

Veio, ainda menino, com seus paes para o Rio de Janeiro, aqui fez toda sua educação até receber o grau de doutor em medicina na faculdade respectiva, e exerce, ha muitos annos, a clínica homœpathica. E' socio da associação medico-homœpathica fluminense, da socie-