Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v3.pdf/287

Wikisource, a biblioteca livre

succedida aos 20 de maio de 1817; prégado no dia da posse de Luiz do Rego Barreto, governador e capitão general de Pernambuco. Lisboa, 1817, 18 pags. in-4º.

Ignacio Tavares da Silva — Nascido no Maranhão no anno de 1840 e bacharel em sciencias sociaes e juridicas pela faculdade do Recife, formado em 1862, escreveu:

Homenagem à memoria do emerito democrata Dr. Felizardo Toscano de Brito. Parahyba do Norte, 1877, 29 pags. in-8º.

 

Ignacio de Vasconcellos Ferreira — Natural de Viamão, na provincia do Rio Grande do Sul e fallecido em Porto Alegre a 8 de novembro de 1888, cursou a faculdade de direito de S. Paulo sem concluir todo o curso, e serviu o cargo de secretario da camara municipal desta cidade. Collaborou para varios orgãos da imprensa de sua provincia e ultimamente para a Reforma, de Porto Alegre, onde sustentou com o dr. Ramiro Barcellos brilhante polemica, e cultivou a poesia lyrica. Escreveu:

Parnaso brasileiro: (obra didactica, admittida nas escolas do Rio Grande do Sul). Nunca pude ver.

Um livro de rimos. Porto Alegre, 1865, 233 pags. in-8º.

Cantos e contos. Porto Alegre, 18", in-8º.

 

D. Ignez Sabino Pinho Maia — Filha do dr. Sabino Olegario Ludgero Pinho e de dona Gertrudes Pereira Alves Maciel, nasceu na Bahia e é casada com Francisco de Oliveira Maia. Tendo começado sua educação litteraria na Inglaterra, vindo para o Brazil, continuou a estudar portuguez e francez com o dr. Pedro Autran da Matta e Albuquerque, lente da faculdade de direito do Recife, e estudou inglez e principios de latim com a intenção de receber carta de bacharel em lettras. Desde menina, no collegio, mostrou vocação para as lettras e revelou-se poetisa, fazendo versinhos que eram lidos pelos professores, e aos 14 annos de idade fez duas traducções, uma do inglez e outra do francez que se perderam quando iam entrar no prelo. Cultiva a poesia, a musica e passa suas horas no estudo, frequentando as bibliothecas, mórmente a do Gabinete portuguez de leitura. Tem collaborado para muitos jornaes e revistas de Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, S. Paulo, etc. Escreveu:

Rosas pallidas: poesias. Pernambuco, 1886, in-8º.

Impressões: versos, 2a serie. Pernambuco, 1887, in-8º.