Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v3.pdf/288

Wikisource, a biblioteca livre

Contos e lapidações. Rio de Janeiro, 1881, in-8º — São 19 contos e varias poesias. A autora tem a entrar no prelo:

Esboços femininos: Pantheon para as escolas brazileiras.

Lutas do coração: romance historico, prefaciado pelo dr. Valentim Magalhães. — Tem ainda ineditos:

Alma de artista: romance historico.

Através de meus dias: memorias.

Litteratura brazileira escolar para uso das escolas superiores.

 

D. Ildefonsa Laura Cesar — Natural e fallecida na provincia da Bahia, foi mãi da Baroneza de Alagoinhas, dona Córa Coitinho Sodré, para quem seu pai, o conselheiro José Lino Coutinho, escreveu as «Cartas sobre a educação de Córa». (Veja-se este nome.) Foi depois casada com o major da guarda nacional Manoel Gomes Tourinho e cultivou com esmero a poesia. Além de muitas composições, feitas á pedido de suas amigas, ou offerecidas a estas, escreveu:

Ensaios poeticos, dedicados em signal de muita estima à sua irmā, D. Angelica Rosa Cesar. Bahia, 1844, in-8º peq.— Compõe-se o livro de lyras, cançonetas, glosas, epistolas, e contém bellissimas traducções do francez.

Lição a meus filhos, offerecida á illma. sra. d. Angelica Rosa Cesar. Bahia, 1854.16 pags. in-12º. — São dous contos em verso. Ildefonso de Souza Cunha — Guarda-livros da praça do Rio de Janeiro, tornou-se depois negociante de fazendas, miudezas e ferragens. Escreveu:

Guia theorico e pratico da escripturação commercial ou a escripturação ao alcance de todos. Rio de Janeiro, 1880, in-4º — Além dessa escripturação e dos modelos dos livros do commercio, ahi se encontram normas de contractos, conhecimentos, distractos e das diversas transacções das casas de commercio.

Manual do escriptorio ou novo guia pratico para se formular todos os papeis relativos ao expediente das casas commerciaes, etc., seguido de muitos modelos e outros variados assumptos em relação ao commercio. Rio de Janeiro, 1883, 152 pags. in-4º.

 

Ildefonso Xavier Ferreira — Natural de Curytiba, capital do hoje estado do Paraná, falleceu na cidade de S. Paulo no anno de 1872, sendo doutor em sciencias sociaes e juridicas pela faculdade desta cidade, conego chantre da cathedral e lente de theologia