Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v6.pdf/403

Wikisource, a biblioteca livre
398
RESPOSTA INDISPENSAVEL

dade é que, sempre que posso, tratando de vultos notaveis me estendo mais na noticia delles, e isso fiz, referindo-me a esse poeta, que hoje, com os estudos que tenho feito, considero o primeiro poeta brazileiro do seculo XIX - com a devida venia do sabio censor. Portanto nem meu livro foi deficiente nesse artigo.

Segunda censura: Disse o sabio censor que eu deixara de occupar-me de autores brazileiros, de que, entretanto, Innocencio da Silva se occupara em seu Diccionario.

Confesso que desanimei completamente quando disto soube, senti-me abatido, porque li todo o trabalho do erudito e operoso bibliographo portuguez e estava convicto de não me haver escapado autor algum, brazileiro, de que elle tivesse tratado. Depois, afinal, soube que o sabio censor se havia referido á algumas de milhares de theses inauguraes apresentadas ás Faculdades brazileiras, cujos os autores nada mais escreveram. Si o sabio censor tivesse lido a introducção de meu livro, como lbe cumpria, para fazer uma critica leal ao meu humilde livro, teria lido no tomo 1º, pagina XXII, linha 6, o seguinte: « Entre as (obras) que me pareceu que devia excluir, estão algumas de autores conhecidos: são, por exemplo, as theses inauguraes, de que só faço menção quando seu autor tiver publicado qualquer outro escripto, os relatorios, etc. » Assim resolvi, porque uma these inaugural é um trabalho obrigatorio, é uma prova do ultimo exame academico. Talvez o sabio censor nem calcule quantos volumes teria eu de escrever só com trabalhos desta ordem, e dando a biographia de cada um autor como entende elle que devo dar.

Terceira censura: Alterei o titulo de algumas obras, diz o sabio censor.