Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/100

Wikisource, a biblioteca livre

o mais reputado, bravo e querido general do Dictador Solano Lopez.

Antonio de Sampaio tinha as medalhas da Campanha do Uruguay, e Buenos-Ayres e era Cavalleiro de Aviz, Official do Cruzeiro e Official e Commendador da Rosa.


Antonio de Souza Braga — Natural de Itapipoca e proprietário de grandes seringaes em Amazonas. Substituiu a Luiz Galvez na presidência do Acre, cuja independencia defendeu com as armas na mão.

E’ o 1.º signatario do pamphleto A Questão do Acre, Manifesto dos Chefes da Revolução Acreana ao venerando Presidente da Republica Brasileira, ao povo Brasileiro e ás praças do commercio de Manáos e do Pará Typ. e Enc. de A. Loyola, rua S. Antonio 8, Pará, 1900.


Antonio Domingues da Silva (Dr.) — Nasceu em Sobral a 25 de Julho de 1817, sendo seus paes o Capitão de milicias e abastado commerciante Joaquim Domingues da Silva, de origem portuguêsa, e D.ª Florencia Maria de Jesus Naquella cidade fez seus primeiros estudos, seguindo depois para Olinda e dali para a França em 1835. Em Pariz obteve a 8 de Dezembro de 1837 o gráu de Bacharel em Letras, e a 3 de Novembro de 1843 o diploma de Doutor em Medicina conferido pela Faculdade de Montpellier. Foi tambem Dr. em Medicina pela Academia do Grão Ducado de Hesse (31 de Janeiro de 1843).

De volta á terra do berço entregou-se á sua profissão sendo um dos Inspectores de Saúde, que teve a antiga Província.

Seus serviços á instrucção publica foram inestimáveis não só como professor que foi da lingua Francêsa, mas tambem como um dos fundadores e o 1.° Presidente do Gabinete Cearense de Leitura de Fortaleza.

Foi thesoureiro da Alfandega por Decreto de 16 de Outubro de 1860, e representou a província como deputado de 1852 a 1857 e como supplente no biennio de 1860—1861.

Falleceu em Fortaleza a 12 de Julho de 1876.

81