Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/101

Wikisource, a biblioteca livre

Antonio Duarte Bezerra — Filho do major Raymundo Duarte Bezerra e natural de Varzea Alegre.

Um dos mais acreditados professores das sciencias mathematicas em Fortaleza, organisou um livro didáctico de accordo com o programma do 1.º anno do curso normal e publicou-o sob o titulo Elementos de Arithmetica. Redigiu em Fortaleza A Evolução, jornal scientifico e literário, vindo á luz a 19 de Julho de 1888.


Antonio Elias Saraiva Leão (P.e Dr.) — Nasceu a 8 de Dezembro de 1808, sendo seus paes o fazendeiro Luiz de Brito Lyra, filho de Cosme Leitão de Souza e de D.ª Laura de Tavora, naturaes de Pernambuco, e cujos progenitores foram, se diz, victimas do despotismo brutal do Marquez de Pombal—, e D.ª Julia de Santa Anna Maria da Encarnação, filha do Tenente-coronel de milicias Antonio Saraiva Leão, fazendeiro opulento.

Cursou latinidade com o então Vigário de Caicó, Francisco de Brito Guerra, adquirindo nomeada como estudante intelligente.

Recebeu ordens sacras em 1836 quando começou a frequentar a Academia de Olinda pela qual foi diplomado Bacharel no anno de 1842. Dahi veio habitar com a avó D.ª Anna Baptista da Costa Coelho na fazenda Sacco, a 3 leguas de Morada Nova, que ainda não era povoação. D.ª Anna foi quem concorreu com as despezas de sua ordenação. Fez-se capellão da barra do Sitiá, cerca da 20 annos, vivendo modestamente. O Bispo D. Luiz Antonio dos Santos procurou attrahil-o, pela noticia de sua illustração e virtudes, para exercer um cargo em Fortaleza, constando que lhe destinava o Vigariato Geral, mas foram vãos todos os esforços do eminente Prelado. Nunca quiz ser parocho e só por obediência occupou a vigairaria de Quixeramobim, durante cerca de tres annos, sendo substituído pelo actual parocho Revd Salviano Pinto Brandão. Nunca veio a Fortaleza apezar de ter sido eleito deputado duas vezes.

Era um homem de sentimentos nobres e philantropicos.

82