Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/106

Wikisource, a biblioteca livre

conseguiu depois de se achar algum tempo no Crato e isto mesmo custando-lhe empréstimos com juros pesados, facto que mais tarde, quando deputado provincial, foi allegado por um seu adversario.

Aquella freguezia produzia parca remuneração pecuniária que nem mesmo chegava para a subsistência da numerosa família, composta da mãe, irmãos e sobrinhos, desde então a seu cargo exclusivo.

Por esse tempo escreveu uma obra O velho Tavora, que daria grosso volume, recapitulando a vida de um seu parente, Manoel Peixoto da Silva Tavora, conhecido por Peixotão e sobre quem ainda hoje a tradição borda os mais extraordinários episodios pintando-o como homem de força hercúlea e... comedor.

Essa obra, que por falta de recursos do autor deixou de ser publicada desde logo, estava nos archivos d’'O Apostolo quando este foi incendiado completamente em Março de 1897.

Escreveu tambem varios dramas catholicos entre os quaes Lazaro e o rico avarento, José e seus irmãos no Egypto e Emigração para o Amazonas.

Um dos seus primeiros cuidados em chegando ao Crato foi auxiliar a creação de um collegio de educação.

Dessas suas disposições de espirito foi que nasceu o Collegio S. Thomaz de Aquino, fundado por um seu parente, Francisco Thomaz de Souza Peixoto.

Quando parocho no Crato, encarregou-o D. José de Barros, então Bispo de Olinda, de curar as freguezias do Exú, Granito e Leopoldina, do outro lado da serra do Araripe.

Instado para militar na politica activa, Monsenhor Fernandes foi deputado provincial de 1886 a 1889 e no novo regimen senador estadoal na 1.ª legislatura de 1891. Os annaes da nossa Assembléa encerram muitos e bellos discursos seus, como por exemplo o que pronunciou fazendo o elogio de José Bonifácio por occasião da morte desse estadista e poeta.

Dada a contra revolução de 23 de Novembro de 1891,

87