Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/105

Wikisource, a biblioteca livre

egual data no anno seguinte, as ordens menores; a 24 de Novembro de 1878 o subdiaconato; a 30 do mesmo mez e anno o diaconato e finalmente, a 30 de Novembro de 1879 o presbyterato, ordens todas estas conferidas por D. Luiz Antonio dos Santos.

Cantou a sua primeira missa a 20 de Dezembro daquelle anno na Matriz de N.ª S.ª das Candeias em Jaguaribemirim, em cuja freguezia foi provido como parocho encommendado no anno seguinte, commissâo que desempenhou até Outubro de 1883 quando foi removido para a freguezia do Crato, parochiando-a até Dezembro de 1891.

Simples cursista de Theologia, aproveitou o tempo das ferias para fazer repetidas conferencias de instrucção religiosa na residencia de seu avô Antonio Alves da Paz, na referida fazenda Caranguejo, sendo escutado sempre por numeroso auditorio de fieis.

Entrando para a vida pratica nunca abandonou os livros empregando na leitura delle todo tempo disponível dos seus afanozos deveres parochiaes.

Teve sempre o maior empenho em diffundir a instrucção. Fundou em Jaguaribe-mirim um collegio, que prestou relevantes serviços á mocidade. Cuidou com todo zelo em encarreirar os seus quatro irmãos menores Manoel, Carloto, Elysiario e Belisario, os quaes depois de iniciarem os estudos secundários naquelle collegio foram seguidamente matriculados no Seminário de Fortaleza, em 1881, 1882 e 1883, sendo que o primeiro, mezes depois, abandonou totalmente os estudos e os dous ultimos deixaram o Seminario, formando-se em Direito, só se ordenando o segundo. Particularmente dirigia tambem um curso em que estudavam suas irmãs.

Uma difficuldade insupperavel antepunha-se ao proseguimento dos estudos dos seus irmãos. Acabara a terrível secca de 1877 a 1879 e com ella alguma fortuna que legara-lhe e á sua mãe e irmãos o seu honrado progenitor. Não desanimou todavia. Emquanto esteve em Jaguaribe-mirim, não poude

pagar um trimestre sequer pelos seus estudantes, o que só

86