Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/108

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Em 1896 fez rapida visita ao Ceará e de volta seguiu com o Bispo do Amazonas para Roma, fazendo a viagem ad limina Apostolorum, e permanecendo na Capital da Christandade por espaço de dous annos.

Matriculado na Universidade S. Apollinaria, conquistou successivamante nas materias de direito civil e canonico os gráus de Licenciado, Bacharel e Doutor in utroque jure.

Terminado o curso, matriculou-se na Academia dos Nobres á qual difiicilmente são admittidos extrangeiros, e estudou a sciencia da Diplomacia e Tratados. Ao deixar a Academia em 1899, foi nomeado pelo Papa Leão Xlll seu Camareiro secreto com honras de Monsenhor.

Durante sua permanencia em Roma escreveu para differentes jornaes religiosos da Italia e Portugal.

A mocidade catholica deste ultimo paiz encarregou-o de defendel-a contra os ataques, que lhe dirigiram alguns exaltados ¡nsuflando os governos europeos a não consentirem na vida das Universidades Christãs.

Collaborou na Revista « Italo-Brasíliana », publicando em italiano varios artigos, entre os quaes alguns de propaganda em favor da emigração para o Espirito Santo, Amazonas e Pará.

De volta ao Brasil, habilitou-se perante o tribunal da Relação de Manáos para o exercicio da advocacia no Estado.

Foi um dos redactores da Vanguarda na sua phase neutra bem como do Correio do Cariry, jornaes do Crato, escreveu interessantes correspondencias sob o pseudonymo Phocion para o Jornal do Amazonas, de Manáos, e a Ordem, de Sobral, e foi um dos collaboradores do Cachoeirano salientando-se dentre os seus escriptos alguns artigos de propaganda em favor da colonisação do Espirito Santo e da creação de um bispado alli.

Collaborou ainda no Seculo de Baturité, no Vassourense, da cidade de Vassouras, no Norte e Constituição de Fortaleza, publicando neste ultimo resumos de uma longa e importante serie de conferencias, que realisou na Egreja do S. Coração de Jesus.

89