Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/109

Wikisource, a biblioteca livre

Antonio Ferreira da Costa Lima (Dr.) — Doutor em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro. Natural do Aracaty e filho de Alexandre da Costa Lima e D.ª Francisca Joaquina da Costa Lima.

Suas Theses apresentadas á Faculdade a 29 de Setembro e sustentadas a 11 de Dezembro de 1883, 8.° grande de 115 pp., occuparam-se do Opio chimica e pharmacologicamente considerado, Estado clinico da reunião immediata e Qual o tratamento que mais approveita nos casos de aneurisma da aorta.

Antonio Ferreira de Laffayette — Mais conhecido por Antonio Laffayette. Nasceu em Aquiraz a 10 de Julho de 1849, sendo seus paes José Felippe Ferreira, empregado durante 52 annos na Alfandega do Estado e fallecido em Aquiraz em Outubro de 1898 aos 92 annos de edade, e D.a Alexandrina Maria da Conceição.

Typographo desde creança, cedo tambem appareceu elle no jornalismo fundando o Meirinho, que se publicava na Typ. Americana de Thedorico Esteves de Almeida, na antiga rua do Fogo. Redigiu ou collaborou em todos os pequenos jornaes, que se publicaram em Fortaleza, sendo O Figarino sua ultima tenda de combate.

Falleceu a 17 de Outubro de 1896.

Antonio Laffayette não escrevia e portanto não deixou originaes. Sentado no banco da caixa, de compunidor em punho, pensava e compunha, sendo por isso mesmo mais dignos de admiração seus versos tão cheios de verve e seus trabalhos humorísticos e de critica ligeira, como a secção Bocorianas, que escreveu no Norte.

O Figarino, que elle fundara a 5 de Maio de 1895 com João de Albuquerque e Nicephoro Moreira, dedicou á sua memória a edição de 9 de Novembro de 1896.

Antonio Filgueiras Sampaio (Dr.) — Nasceu em Barbalha a 22 de Janeiro de 1874, sendo seus paes Antonio Filgueiras Sampaio e D.ª Rita da Costa Nogueira Sampaio.

Iniciou os estudos de humanidades no Seminário do

90