Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/127

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Rego Medeiros e D.a Marianna do Rego da Luz, filha de Alexandre do Rego Cavalcante, pernambucano, e de D.ª Ignez do Rego, do Aracaty. Falleceu a 13 de Julho de 1879, aos 52 annos de edade, na villa do Limoeiro em viagem do Icó para Fortaleza. Estava então n’uma commissão medica por varios pontos do interior da Província acommettidos de febres e variola. Exercia o cargo de Delegado do Cirurgião-mór do exercito no Ceará, para o qual foi nomeado por Portaria de 15 de Junho de 1872.

Declarada a guerra do Paraguay, seguiu para a campanha, e prestou relevantes serviços nos hospitaes de Montevideo, dos quaes era director.

Foi Cavalleiro da Ordem de S. Bento de Aviz, da Rosa e de S. Gregorio Magno, de Roma.

Delle conheço:

Conselhos médicos á pobresa do Cariry, publicados na Gazeta do Cariry, Abril de 1862.

Relatorio apresentado ao Ill.mo Ex.mo Sr. Dr. José Bento da Cunha Figueredo Junior, presidente da provincia do Ceará pelo Dr. Antonio Manoel de Medeiros 1.º cirurgião do corpo de saude do exercito em commissão nas comarcas do Crato e Jardim, durante a epidemia do cholera-morbus em 1862, Ceará, Imp. na Typ. Brasileira, 1863.

— Relatorio apresentado ao Dr. Lafayette Rodrigues Pereira pelo Dr. Antonio Manoel de Medeiros, 1.º cirurgião do Corpo de Saude do Exercito em Commissão nas comarcas do Icó, Crato e Jardim durante a epidemia do cholera-morbus em 1864, Ceará, Typ. Brasileira de Paiva e Comp.ª, 1865, in 4.°.

Apontamentos biographicos do Bispo de Pernambuco Dom Manoel de Medeiros, Abril 16 de 1876.


Antonio Manoel Diniz Pereira (P.e) — Nasceu em Meruóca, comarca de Sobral, a 22 de Novembro de 1816. Tendo feito os primeiros estudos na cidade de Sobral, d’ahi seguiu para Pernambuco e matriculou-se no Seminario

de Olinda.

108