Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/144

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Antonio Ribeiro Campos — Natural do Tamboril. Deputado á Constituinte Brasileira como representante de Pernambuco. Fez parte da lista triplice em que concorreu Miguel Calmon du Pin e Almeida, que foi o escolhido apezar dos vicios insanaveis de sua eleição na administração conservadora de Souza Martins. Essa eleição senatorial foi um verdadeiro triumpho para os amigos de Manoel do Nascimento Castro e Silva, o candidato liberal.


Antonio Ricarte de Albuquerque Cavalcante (P.e) — Nasceu no sitio, hoje villa de Jaguaribe-mirim, e recebeu as ordens sacras em Pernambuco no anno de 1835.

Foi seu pae Antonio de Paiva Ferreira, e sua mãe D.ª Isabel Lins da Silva, pertencente á familia Albuquerque Lins.

Foi possuidor de grande parte das terras da villa de Jaguaribe-mirim e o primeiro na lista dos sacerdotes, que tem contado essa freguezia.

Chamavam-o o Padre Antonio da Varzea Grande.


Antonio Rodrigues da Silva Souza Filho (B.el) — Filho do C.el Antonio Rodrigues da Silva Souza e D.ª Anna Joaquina da Silva Camara, nasceu em 1849 e falleceu em 1887 de febre typhica no Quixadá. Exerceu diversos cargos da magistratura, tendo sido juiz de direito em Quixeramobim.


Antonio Quintiliano de Castro e Silva — Nasceu a 20 de Março de 1846. Fez o curso da Academia da Marinha, sendo Aspirante á Guarda Marinha a 27 de Fevereiro de 1862 e promovido ao posto de Capitão-tenente a 27 de Dezembro de 1878.

Serviu no corpo de Imperiaes Marinheiros e na Repartição dos Pharóes e empregou-se por longo tempo em navios do commercio da Companhia Lloyd Brasileiro.

Era Cavalleiro do Cruzeiro, Aviz e Christo e Official da Rosa e tinha as medalhas da Campanha do Paraguay e da tomada do Uruguayana.

Succumbiu no naufragio do vapor «Rio Paraná», do

125