Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/29

Wikisource, a biblioteca livre

de suas ideias republicanas soffreu dissabores nos últimos annos de Império.

A Republica encontrou-o muito doente; não poude elle mais prestar-lhe os serviços que sonhara e com os quaes teria feito rapida e brilhante carreira.


Adrião Luiz Pereira da Silva (Dr.) — Nasceu em Aracaty a 1.° de Março de 1842, sendo seus paes João Luiz Pereira Tavares da Silva, de nacionalidade portuguêsa, e D.ª Maria Ferreira de Alencastro Caminha.

Havendo-se diplomado na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, fixou residencia em Pernambuco, onde por longos annos foi clinico dos mais distinctos e onde falleceu a 22 de Setembro de 1908.


Affonso Antero Pequeno (M.or) — Filho do Coronel Antonio Teixeira Pequeno e D.ª Maria Antero Pequeno, ambos naturaes do Icó, nasceu nessa cidade a 24 de Julho de 1871.

Um seu tio materno, o P.e Dr. Francisco Ferreira Antero, o iniciou nos estudos do Latim, Francês. Historia Patria, Geographia e Arithmetica. Em 1886 deixou o Icó, entrando a 1.º de Março no Seminário de Fortaleza, cujas aulas frequentou até Outubro de 1887, tempo em que partiu, em companhia do dito seu tio, para o Collegio Pio Latino Americano em Roma.

Cinco annos foi alumno d'aquelle eximio Collegio, dirigido pelos Padres da Companhia de Jesus, que tive occasião de visitar mais de uma vez.

Estudou na Universidade Gregoriana as Sciencias Philosophicas e Mathematicas, em que é Bacharel, não doutourando-se porque grave doença, que o poz ás portas da morte, o obrigou a deixar a Cidade Eterna em Maio de 1892.

Recolheu-se então ao Seminário de Olinda, onde fez o curso Theologico.

D. João Esberard, então Bispo de Olinda, conferiu-lhe a Tonsura e Ordens Menores na Matriz da Bôa Vista no Recife a 15 de Agosto d’este mesmo anno de 1892.

10