Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/446

Wikisource, a biblioteca livre

— O Descobrimento do Brasil, o Povoamento do Solo, Evol.ição Social, Memória publicada no 1.® vol., de pp. 2 a 53. do Livro do Centenário, Rio de Janeiro, 1900. — Dialogo das Grandezas do Brasil, trabalho de que já sahiram alguns capítulos no Diario Official de 1900 e a Introducção no Jornal do Commercio de 1901. Essa introduccão ou Apreciação Critica está reprodusida na Revista do Instituto Archeologico e Geographico Pernambucano, vol. 11 ii.º 03.

— Os primeiros Descobridores de Minas, publicado na Revista do Archivo Publico Mineiro, 1901. E’ a^ reproducção dos tres artigos insertos em 1887 na gazeta fluminense A Semana sob a epigraphe Notas para a nossa historia. — Tricentenário do Ceará, artigos publicados nfA Noticia, do Rio, e reprodusidos na Revista do Instituto do Ceará, anno de 1904.

— Historia Patria, publicado no Kosmos, brilhante Revista da Capital Federal, anno 2.», ns. 1, 2 e 3, 1905. O 1.º artigo estuda as primeiras expedições portuguêsas e francêsas, e vae até os planos de colonisação de João de Mello da Camara; o 2.º vae da missão de Martim Affonso de Souza até a chegada de Pero Lopes ao porto de S. Vicente; o 3.º versa sobre a organisação dada por Martim Affonso ás terras Paulistas e volta de Pero Lopes para a Europa e conclue nas aventuras da nau «La Pelerine».

— O Duque de Caxias, publicado na Revista do Instituto Historico e Geographico Brasileiro, anno de 1906. E’ a reproducção do artigo sahido sem nome do autor na Gazeta de Noticias, Rio, edição de 4 de Agosto de 1903.

— Capítulos de Historia Colonial (1500—1800) Impressores M. Orosco & C.ª, rua da Assembléa, 24, Rio de Janeiro, 1907. Edição de 200 exemplares Separata do «O Brasil, suas riquezas naturaes, suas industrias». Publicação do Centro Industrial do Brasil.

Sobre esse trabalho escreveu, entre outras autoridades,

427