Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/447

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


José Veríssimo um bello estudo critico, que fiz transcrever na Revista da Academia Cearense, 1910.

Capistrano trabalha de ha muito na publicação de uma nova edição de Varnhagen. Será então a terceira. O 1.º fascículo do 1.º volume sahiu em 1906 dos prelos da Companhia Typographica do Brasil, trazendo valiosissimas notas suas. Erroneamente attribuem alguns a Capistrano o João Féra por Emilio Richebourg, Rio de Janeiro, Typ. da Gazeta de Noticias, 1883, br. in 8.º de 456 pp., publicado a principio em folhetins tendo sahido o primeiro no n.º 65 da Gazeta de Noticias de 6 de Março de 18S3. Não é delle a traducção do romance Jean Loup, mas em troca são de sua penna as traducções d’0 Homem e a Terra de Kvichhoff e A Moderna arte de curar de Biernacki, ambas editadas pela casa Laemmert.

Até aqui a Bibliographia relativa ao emerito historiador Brasileiro. Muitos outros livros tem elle a publicar, como por exemplo um Diccionario da lingua dos Kaxinawás, da familia Panó, cujo prologo já publiquei na Revista da Academia Cearense, tomo XIV, uma Collecção de Textos Bacaerys e um Esboço Historico e Geographico do Brasil para o livro de Estatística Industrial a apparecer sob a direcção do Dr. Vieira Souto. Serão outras tantas joias, novas surprezas de que é fertil seu espirito erudito e nimiamente pesquizador. Capistrano de Abreu é membro do Instituto Historico e Geographico Brasileiro, do Instituto do Ceará e da Academia Cearense.

João Carlos Pereira Ibiapina (B.el) — Bacharel formado em 1837 na Faculdade de Direito de Olinda.

Quarto filho de Francisco Miguel Pereira Ibiapina, uma das victimas da Commissão Militar em 1825, de quem tratei á pag. 316 e de D.ª Thereza Maria de Jesus, veiu a fallecer em Fortaleza, cégo, a 2 de Maio de 1875, sendo juiz de

direito aposentado de Príncipe Imperial.

428