Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/48

Wikisource, a biblioteca livre

Publicou o Almanak administrativo e commercial da Provinda do Ceará para 1888, Typ. do Libertador, rua do Major Facundo n.º 54.

Fenelon Bomilcar, pae de Alfredo e Alvaro Bomilcar, foi por vezes deputado provincial, presidente da Camara Municipal do Crato, Secretario do Governo da Provincia e Secretario da Est. de Ferro de Baturité e falleceu em Fortaleza a 7 de Julho de 1884.


Alfredo Cludio Rangel — Filho do C.el Antonio Rangel do Nascimento, de 44 annos de edade.

Fez os primeiros estudos em Sobral, terra de seu nascimento, Fortaleza, Bahia e Rio terminando-os em Minas Geraes, em cuja Escola de Pharmacia se diplomou.

Esteve na revolta de 6 de Setembro quando prestou denodadamente relevantes serviços á Republica.

Regressando a Sobral em 1900, ahi fixou residencia e abriu Pharmacia á Praça do Mercado.


Alfredo Lamartine Nogueira — Natural de Viçosa e filho do C.el Luiz Januario L. Nogueira e D.ª Maria Hermelina Nogueira, nasceu a 12 de Março de 1873.

E’ autor do soneto « Suspiro do Nauta », da poesia « Moysés sobre o Nilo » e de varias producções em prosa, muitas das quaes vieram a luz n’A Cidade, jornal Sobralense.

Escreveu e publicou tambem Discursos, in 8.º de 16 pp. Typ. d’A Cidade, 1901.

Tendo mudado de residencia em 1903 para o Estado do Pará, fez-se collaborador d’A Provinda do Pará e vive alli da advocacia.


Alfredo Moreira da Rocha — Filho do Commendador Francisco Joaquim da Rocha, abastado negociante e fazendeiro e por muito tempo vice-consul de Portugal no Ceará, e de D.ª Paulina Moreira da Rocha, nasceu em Fortaleza a 30 de Abril de 1867.

Formou-se em Pharmacia na Academia da Bahia em

29