— Diccionario Geographico, Historico e Descriptivo do Estado do Ceará. Editor Louis C. Cholowiecki, Ateliers Louis, 1903. Essa obra foi publicada por occasião da commemoração do Tricentenário do Ceará.
— Discurso proferido na sessão promovida pela Faculdade de Direito do Ceará no dia 9 de Junho de 1905 na commemoração do trigésimo dia do fallecimento do Dr. Joaquim Lopes de Alcantara Bilhar, Fortaleza, Typ. America, Praça Ferreira n.° 43, 1905, in 8.° de 13 pp.
— Discurso proferido pelo Juiz de Direito Alvaro Gurgel de Alencar, lente substituto da 3.a secção da Faculdade Livre de Direito do Ceará ao assumir a regencia da cadeira de Direito Administrativo e Sciencia da Administração em 1905. Fortaleza, Typ. America, Praça do Ferreira n.° 43, 1905.
— Memória Histórica do Anno de 1906 lida perante a Congregação da Faculdade Livre de Direito do Ceará. Fortaleza Typo-Lithographia a vapor, 68 Rua Formosa, 1907, in 8.° de 33 pp.
Alvaro Joaquim de Oliveira (Cons.º) — Filho de Antonio Joaquim de Oliveira
e D.ª Joaquina Rosa de Oliveira,
nasceu em Fortaleza.
Fez o curso de engenharia militar e serviu no exercito até o posto de major, tendo tomado parte na campanha do Paraguay. Foi promovido a Capitão de Engenheiros por actos de intelligencia reputados serviços relevantes. Bacharel em mathematicas, foi professor de chimica na Escola Polytechnica da Capital Federal. Occupou o alto posto de Director Geral dos Telegraphos e Correios da Republica. Residiu alguns tempos em Londres occupado na propaganda do café.
E’ membro correspondente da Academia Cearense e do Instituto do Ceará, e autor dos seguintes trabalhos:
— Relatorio da Companhia S. Paulo e Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1875.
— Secca do Ceará, Açudes, Arborisação, Estradas de Ferro, publicado no Rio de Janeiro no jornal Globo (Janeiro e Fevereiro de 1878) em artigos assignados por Sertanejo e