Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/56

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


depois tirados em livro. Foi tambem publicado na Revista do Instituto Polytechnico Brasileiro, tomo XIII.

O radiometro de Crookes, Rio de Janeiro.

Plantas das linhas telegraphicas de Campos a S. Francisco de Paula e de Pelotas a Jaguarão.

Apontamentos de chimica, Rio de Janeiro, 1883, in 8.º — Parte Geral, Primeiro volume, Rio de Janeiro, Typographia e Lithographia Lombaerts, & O 7, Rua dos Ourives 7, 1882, com XV e 409 pp. in 16º grande E’ este o compendio de Chimica Geral mais aconselhado pelos lentes desta matéria nas Escolas Militar, Polytechnica e de Medicina.

Apontamentos de chimica — Parte Descriptiva, Segundo volume, Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1886, com II e 854 pp. in 8º.

Elementos de chimica geral — H. Garnier, Livreiro—Editor — 71, Rua Moreira Cezar7í,— Rio de Janeiro — 6, Rue des Saints-Pères, 6, Paris, com XI e 851 paginas in 16.º grande, 101 figuras intercaladas no texto e um atlas com as Curvas de Lothar Meyer. E’ uma segunda edição dos Apontamentos de Chimica em um só volume encadernado em percalina e publicada em 1899.

O Argonio, publicado na Revista Brazileira, anno de 1895.


Alvaro Dias Martins — Filho do capitão Antonio Dias Martins e D.ª Thereza Dias Martins, nasceu em Trahiry a 4 de Abril de 1868.

Em 1879 veio para Fortaleza a empregar-se como caixeiro e a iniciar os estudos.

Em 1885 embarcou para o Rio de Janeiro e collaborou na «Cidade do Rio», jornal francamente abolicionista, fundado por José do Patrocinio em Setembro de 1887. No mesmo anno fez parte, como collaborador e repórter, da «Gazeta Nacional», jornal de feição republicana dirigido por Aristides Lobo, Mathias Carvalho e outros.

Regressando ao Ceará por motivo de moléstia, em Fe-

37