Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/63

Wikisource, a biblioteca livre

nababo, rico de inspiração, como outro não conheci em meu tempo, terá a memória eternamente guardada pelos amigos da poesia, pelos cultores da arte, que elle adorava e da qual foi ornamento.

Alvarins. Pseudonymo de Alvaro Martins.


Alvaro Octacilio Nogueira Fernandes (Dr.) — Filho do Dr. Cornelio José Fernandes e D.ª Maria das Dôres Nogueira Fernandes, nasceu a 14 de Setembro de 1873 na cidade de Quixeramobim.

Concluiu seu curso de estudos preparatórios no Lyceu do Ceará em 1892, matriculando-se em seguida na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde depois de brilhante curso académico defendeu theses a 31 de Janeiro e recebeu o grau de doutor a 3 de Fevereiro de 1899.

Sua notável these de doutoramento — Moral Insanity — versou a respeito da questão da loucura moral sob o tríplice critério da psychologia positiva, do diagnostico clinico e da therapeudico juridica, e foi approvada com distincção.

Sobre esse trabalho assim se pronunciou A Imprensa, Rio, 25—2—99:

Moral Insanity, (A questão da Loucura Moral, tratada sob o triplice critério da psychologia positiva, do diagnostico clinico e da therapeutica jurídica,) these inaugural por Alvaro Fernandes. Impressa na Typ. Leuzinger. Rio de Janeiro, 1898.

E' uma obra esta que sahe fóra do molde commum em que se vasam em geral todas as theses, pela originalidade e elevado ponto de vista scientifico sob que foi concebida.

O assumpto escolhido pelo autor é dos mais complexos e transcendentes que se conhecem e se não foi estudado em toda a sua immensa profundidade e grandeza, ficou pelo menos explorado e elucidado nos seus pontos capitaes, que sobresahem brilhantemente de todo o admiravel conjunto do livro, apoiado sobre uma base solida de factos positivos, de dados e observações scientificas de um valor incontestável.

O joven medico, que a subscreve, não se revela nella

44