Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/64

Wikisource, a biblioteca livre

unicamente um psychiatra de ampla envergadura, mas um novel sociologista de quem é licito esperar producções no futuro, se os seus arduos affazeres de clinico o permittirem e não o absorverem por completo, como tem succedido a tantos outros.

Raramente tem sahido de nossas academias um moço tão altamente preparado em sciencia como o sr. Alvaro Fernandes, cuja erudição philosophica é verdadeiramente extraordinária para a sua edade de pouco mais de vinte annos.

Quem ler este bello tratado de sciencia da Moral Insanity, uma e mais vezes como fizemos, é que bem poderá avaliar da pujante mentalidade e ponderosa illustração que exornam o seu autor.

Para comprovar o que dizemos, basta examinar a doutrina e as generalisações scientificas derramadas exuberantemente pelas paginas da obra, bem como lançar a vista para as notas que ellas contêm representando as notáveis fontes de consulta que lhe serviram na edificação. Por ahi se verá que os celebres mestres da sciencia e philosophias modernas são todos familiares ao espirito do joven medico. Os nomes de Kant, Spencer, A. Comte, Schopenhauer, Taine, Lombroso, etc., são ahi mencionados com o mais amplo conhecimento de suas obras, porquanto da summa de suas idéas geraes, de mistura com observações e factos de iavra própria, formou o sr. Alvaro Fernandes a bella construcção mental da sua these.

De par com o merito scientifico observa-se, na Moral Insanity, o merito literário, que se resente ainda de algumas falhas, mas que, com a pratica e o tempo, tocará á perfeição.

Eis o que por emquanto podemos externar sobre tão importante trabalho, nos estreitos limites destas linhas bibliographicas; aguardando-nos, entretanto, para, com mais espaço e vagar, estudal-o como merece em cutra sec;ão desta folha”.

Seus collegas de formatura o escolheram para orador no acto solenne e o Discurso, que então pronunciou, mereceu do paranympho Dr. Francisco de Castro e dos assistentes os melhores qualificativos.

45