Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/67

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Tendo seguido para a Bahia, matriculou-se na Academia a 7 de Maio de 1889 e doutorou-se a 11 de Abril de 1894. Fez alli suas 1.as armas de jornalista politico no Diario de Noticias, e passando-se para a visinha cidade de Alagoinhas continuou na vida laboriosa da imprensa na redacção do Popular e do Phenix Caixeiral para mais tarde voltar de novo á redacção do Diario de Noticias, em que se mantem com brilho e grande influencia na opinião publica.

Escreveu :

Indicação das causas da retenção de urina e dos meios de tratal-a. These apresentada á Faculdade de Medicina da Bahia e defendida em 10 de Abril de 1894. Bahia, Litho-typographia V. Oliveira & C.ª, Rua Nova das Princezas n.º 8, 2.º andar, 1894.

A these do Dr A. Barreira foi approvada com distincção.

Relatorio apresentado á Inspectoria Geral de Hygiene do Estado da Bahia pelo Dr. Américo Barreira, medico commissionado na cidade de Alagoinhas, 30 de Janeiro de 1898, de 24 pp. com varios annexos.

Alagoinhas e seu Município. Notas e Apontamentos para o futuro. Editor André Costa, Typ. d’« O Popular » Alagoinhas, 1902, in 8.º de 218 pp.

1603—1903, contribuição para o Livro Commemorativo do Tricentenário do Ceará, das pp. 257 a 267.

O Alagoinhense n.° de 4 de Abril de 1902, que lhe foi dedicado, traz seu retrato e biographia. Egual signal de apreço lhe deu O Popular ao festejar seu 7.° anniversario.


Americo Militão de Freitas Guimarães (Des.or) — Nasceu em Quixeramobim a 10 de Março de 1825, tendo sido seus paes Manoel Procopio de Freitas Guimarães e D.ª Delphina Francisca Guimarães.

Formado em direito pela Academia de Olinda a 14 de Novembro de 1853, foi em Fevereiro do anno seguinte nomeado lente de francês do Seminário, sob proposta do Bispo D. João da Purificação, de quem era muito amigo e protegido.

48