Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/69

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Relatorio ou indice alphabetico e chronologico dos avisos, alvarás e portarias do ministério da justiça desde 1822 até hoje. Rio de Janeiro. B. L. Garnier, Livreiro-Editor, 71, Rua do Ouvidor, 1882, 8.º 446 pp.

Essa obra foi comprada ao autor pelo Ministério da Justiça pela quantia de um conto de réis.

Sobre o seu merecimento escreveu o seguinte O Direito (vol. 29) pela penna do redactor-chefe Dn João do Monte:

E’ conhecida a assidua, e as vezes proveitosa, consulta que se faz dos actos do governo, especialmente dos emanados do Ministério da Justiça; e não é ignorada a difficuldade que experimenta o consultor, forçado muita vez a folhear dezenas dos grossos volumes de legislação, para conseguir o almejado subsidio, sem um indice, posto que imperfeito, para orientação das suas pesquizas.

Não ha, pois, contestar o valor do serviço que acaba de prestar o honrado e illustrado Sr. Desembargador Americo Militão de Freitas Guimarães com a publicação do livro, editado pelo Sr. B. L. Garnier, que contém o repertorio ou indice alphabetico dos avisos, alvarás e portarias do Ministerio da Justiça, desde 1822 a 1881, com a summa da doutrina ou disposição contida nesses diversos actos, e feita com a clareza e comprehenção precisas para dispensar a leitura da integra ou portaria.


Ananias Correia do Amaral (Conego) — Filho do negociante português João Antonio de Amaral e de D.ª Maria Correia do Amaral, nasceu em Fortaleza a 16 de Dezembro de 1848.

Discipulo do Seminário S. Sulpicio em Paris e do Collegio Pio Latino Americano em Roma, recebeu o subdiaconato em Liege, Bélgica, em 1870, o diaconato na Basilica de S. João de Latrão, em 1872 e o Presbyterato na Capella particular do Vice-Gerente do Eminentíssimo Cardeal Vigário de Roma a 26 de Maio de 1873

Foi um dos fundadores do Collegio S. José aqui em

50