Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/74

Wikisource, a biblioteca livre

Esses serviços á Religião não foram esquecidos pois pelo Bispo D. Joaquim José Vieira foi distinguido com a nomeação de Examinador Synodal, por occasião do Synodo Diocesano, e honrado com o titulo de Monsenhor pela Santa Sé por indicação do mesmo D. Joaquim.

Por seu lado o Governo Civil fel-o Inspector Literário em toda comarca e depois Inspector Escolar e 3.º Vice-Presidente da Provincia.

Foi Deputado Provincial em duas legislaturas, sendo em todo biennio da ultima legislatura o Presidente.

Proclamada a Republica, fez parte do Senado, lhe cabendo então duas distincções, a de ser o Senador mais votado por occasião de eleição, e ser o Presidente da corporação.

Depois de 31 annos de parochiato em Itapipóca Monsenhor Antero abandonou o Estado transferindo a residencia para o Amazonas, onde seus serviços foram aproveitados pelo Bispo D. José Lourenço como parocho da freguezia de N.ª S.ª dos Remedios em Manáos.

Durante a estada do Dicesano na Bahia, Agosto de 1901, ficou exercendo o governo do bispado conjunctamente com os Conegos José Laurindo dos Santos e Hypolito Costa.

Publicou em 1893 o Historico da Igreja Matriz da Parochia de N,a S.ª das Mercês, villa de Itapipóca, Fortaleza, Typ. Universal, Rua Formosa n.º 33, de Cunha, Ferro e C.a, com 224 pp.

Publicou tambem: Parochiato de Monsenhor Antero José de Lima na freguezia de 7V.ª S.ª das Mercês da Imperatriz e Villa de Itapipóca desde 1870 a 1901, Ceará, Fortaleza, Typ. Minerva de Assis Bezerra, 1901, in 8.º de 46 pp.


Antonio Adolpho Coelho de Arruda (Dr.) — Nasceu em Sobral a 28 de Fevereiro de 1862, sendo seus genitores o conhecido professor de Latim Vicente Ferreira de Arruda, fallecido a 13 de Janeiro de 1898 e D.ª Guilhermina Coelho de Arruda, nascida a 21 de Dezembro de 1830 e fallecida a 23 de Dezembro de 1909.

55