Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/82

Wikisource, a biblioteca livre

mesa uma barrica de bacalhau nos armazéns daquelle negociante.

O D. Juan Cacique sahiu reeditado em 1902 em um folheto, que enfeixava outras publicações e foi profusamente distribuído em Fortaleza sob o titulo «Barão das duas mortes. Elementos para sua biographia ».

Helveciadas, Fortaleza, Janeiro, 1881.

A maior parte das producções poéticas de Barbosa de Freitas, inclusive a bellissima Lenda do sol, foram colleccionadas no anno de 1892 em um volume sob o titulo Poesias, de 191 pp., impresso na Typ. Universal de Cunha, Ferro e C.ª A impressão desse volume foi feita com o fim de erigir — se um pequeno mausoléo á memória do autor no cemiterio de S. João Baptista, onde jaz sepultado.

Deixou inédito um drama em 3 actos com o titulo Joaquim de Souza. Tive por algum tempo o manuscripto em minhas mãos. Foi escripto em Maranguape e traz a data de 25 de Outubro de 1877. Tinha Barbosa de Freitas 17 annos quando o compoz.


Antonio Belisario Cartaxo Dantas (Dr.) — E’ filho do Dr. Antonio Joaquim do Couto Cartaxo e D.ª Maria Dantas Cartaxo.

Tendo se formado em Pharmacia na Faculdade da Bahia, encetou os estudos médicos na mesma Faculdade e recebeu a laurea do doutorado em 1902.

Sua These, que foi approvada com distincção, versou sobre o Estudo do Syndroma de Benedikt.


Antonio Bernardo de Figueredo (General) — Nasceu em Icó a 10 de Outubro de 1843, e tendo frequentado apenas a escola primaria de lá sahiu em princípios de 1860 e foi sentar praça em uma companhia, que o governo de Pernambuco estava organizando.

Seguindo para o Recife ahi entrou para o 9.º de infanteria, e só se retirou daquella capital quando o seu batalhão,

63