Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/96

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Filho do Capitão-mór Antonio José da Silva Castro e de D.ª Francisca Domingues de Castro e Silva, natural de Villa Rica em Minas Geraes, e fallecida aos 88 annos em Fortaleza a 12 de Janeiro de 1854.

Foram seus irmãos : Vicente de Castro Silva, que casou com D.ª Maria Jeronyma Figueira de Mello e foi pae do DrJosé Archanjo Figueira de Mello e T.e C.el Francisco Frederico Figueira de Mello; João Antonio de Castro Silva, que foi casado com D.ª Maria de Castro Silva; Marcos de Castro, que foi casado com sua sobrinha D.ª Joaquina de Castro; D.ª Anna Clara, que foi casada com João Luiz de Abreu, português; D.ª Ursula de Castro Silva, que foi casada com Joaquim Gonçalves Bastos, natural de Pernambuco; D.ª Rita de Castro Silva, que foi casada com Antonio Viriato de Medtiros, natural de Parahyba; D.ª Thereza de Castro Barbosa, que foi casada com o Capitão-mor Joaquim |osé Barbosa; D.ª Maria Clara de Castro, que foi casada com Rufino da Silva Fialho; D.ª Ignacia Faustina de Castro, que foi casada com José Mendes Pereira, português; D.ª Rufina Senhorinha Pimentel, que foi casada com Joaquim José Machado Pimentel, português; D.ª Josepha Carolina Ignez de Castro, que foi casada com Felisardo José de Castro, tambem português.

Publicou:

—Resposta ao manifesto do ex-commandante das armas do Ceará Conrado Jacob de Niemeyer contra o Padre Antonio de Castro e Silva, Rio de Janeiro, 1828, 20 pp. in fol. e em duas columnas. Vem em appendice 35 documentos.

E’ a demonstração da arbitrariedade, commettida por aquelle presidente da Commissão Militar mandando prendel-o por uma patrulha ás 10 horas da noute de 12 de Novembro de 1825.

Carta ao Redactor do Semanario Constitucional. Impressa na Typ. Constitucional de Barbosa, 1832.


Antonio de Castro Vidal Barbosa — Filho do T.e C.el Antonio de Castro Barbosa e D.ª Leonisia Vidal de Castro, nasceu em Aracaty a 2 de Maio de 1872. E’ autor de dous

77