Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/31

Wikisource, a biblioteca livre

Este fructo é usado para dôce e para cozinhar-se com a carne, como verdura.

Quanto ás suas propriedades medicinaes, é refrigerante e antiphlogistica: applica-se em talhadas a polpa sobre a parte inflammada.

Caracteres da familia. — Grandes plantas herbaceas, muitas vezes volúveis, cobertas de pellos curtos e muito asperos.

Suas folhas são alternas, pecioladas, com divisões mais ou menos em fórma de lóbos. Suas estipulas que são simplices ou ramosas, nascem ao lado dos peciolos.

As flôres são em geral uni-sexuaes e monoicas; mui raramente hermaphroditas.

O calice é gamosepalo: as flôres femeas offerecem um tubo globuloso adherente ao ovario infero. Sua extremidade, mais ou menos campanulada e de cinco lóbos, é confundida e intimamente soldada com a corolla, e d'ella só se distingue no apice dos lóbos.

A corolla é formada de cinco petalas reunidas entre si no meio da extremidade calicinal, representando assim uma corolla gamopetala.

Os estamos, em numero de cinco, teem seus filetes monadelphos ou reunidos em tres feixes, dous formados cada um de dous estames, e o terceiro de um só.

As antheras são uniloculares, lineares, atravessadas em fórma de S collocado horisontalmente, cujos ramos fossem muito approximados. Nas flôres femeas, a extremidade do ovario, que é supero acha-se coroado por um disco epigynico.

O estylete é espesso, curto, terminado por tres estigmas espessos e muitas vezes bilobados: este ovario é de uma só loja nos dous generos Sicyos e Gronovia; contém um só ovulo pendente; mas em geral offerece tres trophospermas parietaes, triangulares, muito densos, contiguos uns aos outros por seus lados; preenchendo assim toda a cavidade do ovario, e dando inversão aos ovulos no seu ponto de origem sobre as membranas do ovario.

O fructo carnoso e umbilicado no apice, é uma peponide (abobora). As sementes no fructo maduro parecem espalhadas no meio de um tecido cellular filamentoso ou carnoso.

O tegumento proprio é assás denso e cobre immediatamente um grande embryão homotropo desprovido de endosperma.

As propriedades da familia das Cucurbetaceas são alimentares e purgativas.


Abobora amarella. — V. Gerimú.


Abobora carneira. — V. Cabaço amargoso.


Aboborachila.Variedade da abobora menina.


Abobora Gerimú. — V. Gerimú.


Abobora do mato. — Nome com que geralmente são conhecidas muitas Cucurbitaceas, bem como Taiuya, Guardião, etc.


Abobora do mato.Trianosperma ficifolia, Mari.Fam. das Cucurbitaceas. — A raiz é um poderoso drastico empregado nas hydropesias e derramamentos.

Dá-se em pó na dóse de 6 decigrammos a 1 1/2 gramma e em cozimento na de 4 grammas d'agua.

Sendo a raiz fresca, duplica-se a dóse.


Abobora do mato de Goyaz.Racemosa, Mamo.Fam. idem. — Esta planta, pequena e rasteira, tem as propriedades purgativas da Trianosperma. Synon Trianosperma glandulosa (Mart.) e Bryonia glandulosa (Pœepig.)


Abobora do mato de Minas.Wilbrandia drastica, Mart.Fam. idem. — Esta especie tambem goza das mesmas propriedades.


Abobora menina.Cucurbita pepo, Linn.Cucurbita maxima, Duch. — É o mesmo Gerimú; mas uma variedade monstruosa. Tem os mesmos usos, porém é mais insipida.