Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/33

Wikisource, a biblioteca livre

succos proprios, amarellos e resinosos.

Suas folhas, oppostas, são coriaceas e persistentes.

Suas flôres dispostas em cachos axilares, ou em paniculos terminaes, são hermaphroditas ou unisexuaes e polygamicas.

Seu calice é persistente, formado de duas a seis sepalas redondas, muitas vezes coloridas.

A corolla é composta de quatro a dez petalas: os estames muito numerosos, raras vezes em numero definido, livres: o ovario é simples terminado por um estylete curto, que falta algumas vezes e que traz um estigma discoide e raiado ou de varios lóbos.

O fructo é ora capsular, ora carnoso ou drupaceo, abrindo-se algumas vezes em valvulas, cujas extremidades, geralmente reintrantes, se fixam em uma placenta unica, ou em varias placentas espessas.

As sementes compõe-se de um embryão homotropo sem endosperma.


Absinthio. — V. Losna.


Abutua. — V. Butua.


Acajaiba. — V. Cajueiro.


Acaju-cica. — E a resina do Cajueiro, empregada no Norte pelos encadernadores, como excel lente preservativo contra os insectos.

Propriedades medicas. — Emprega-se contra a hemoptysis e mais affecções que reclamam substancias gommosas e levemente adstringentes.


Acajurama.Fam. das Leguminosas. — É uma planta do Pará, por este nome conhecida.

A casca é amarga e de cheiro nauseante.


Acapú.Andirá Aubletii. — É uma arvore sylvestre do Pará, cujo lenho é negro mas algumas vezes com veios brancos; essa madeira é muito dura; comparam-na em rigidez ao Páo-ferro, tanto na marcineria como na construcção; é empregada em vigas para casas e em outros misteres.

Applicações medicinaes. — A casca é adstringente, segundo informações que temos.


Acariçoba.Hydrocotyle umbellata, Linn.Hydr. bonariensis, Lamark.Fam. das Ombelliferas. — O succo desta planta quando fresco em dose forte é emetico, e em pequena é aperitivo e diurético.

O seu cheiro é agradavel e o sabor um tanto acre: a raiz é um poderoso desobstruente das visceras abdominaes; a agua destillada d'esta planta é empregada contra as sardas.


Acataya. — V. Hevaa de bicho.


Acayá ou Cajá.Spondias vemilosas, Mart.Fam. das Terebinthaceas. — A casca de seus ramos novos é empregada contra as ulceras da garganta, e contra as diarrhéas e blenorrhéas uretraes e palpebraes.

Os caroços pisados, na dose de 4 grammas para 450 grammas de agua, em cozimento, são uteis á leucorrhéa.


Açafrão.Crocus, salicus, Linn.Fam. das Iredaceas. — Esta planta é natural das índias Orientaes e do Meio-dia da Europa. Arbusto de quasi um metro de altura, folhas roixeadas e compridas; a flôr e seus tegumentos são amarellos, purpurinos, e avermelhados. Quando secca tem grande consummo na Europa para a tinturaria; desprende de seus orfãos uma tinta amarella e um oleo volatil. Póde cultivar-se no Brasil.

Na arte culinaria e nas confeitarias costuma-se empregar o açafrão para dar uma côr agradavel a muitas iguarias e confeições.

Propriedades medicas. — O açafrão é empregado com muito proveito nas epilepsias e ainda como emmenogogo e