Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/34

Wikisource, a biblioteca livre

anti-spasmodico. A raiz é bom diuretico e digestivo. Em dese forte produz, embriaguez, somnolencia e delirio. Dá-se em infusão na dóse de uma gramma para 450 grammas d'agua, e em pó de uma a duas grammas; em tintura de uma a quatro grammas e em xarope de 15 a 30 grammas.

Caracteres da famlia. - Vegetaes herbaceos de bulbo carnoso, providos de folhas alternas, planas, ensiformes, muitas vezes disticas; flôres envoltas em espathas; perianthio tubuloso de seis divisôes profundas, dispostas em duas ordens; tres estames livres ou monadelphos; oppostos ás divisôes externas do perianthio e ligados na base; ovario infero com tres lojas multiovuladas; stylete simples terminado por tres estigmas em forma de cornetas chatas, de margens franjadas, tomando muitas vezes uma apparencia petaloide; fructo capsular de tres lojas, com tres valvulas septiferas.


Açafroeira de Pernambuco. - Melasanthus tinctorius. - Fam. das Verbenaceas. - Arbusto de tronco esbranquiçado, ramoso e quadrangular nas partes superiores; folhas oppostas, pequenas, ovaes e asperas; flôres brancas, laciniadas nos bordos da corolla; aromticas.

O fructo é uma capsula com duas sementes chatas. Seccam-se os tubos das corollas, e depois de reduzidos a pó, serve este para dar a côr amarella aos guisados.

Esta planta é exotica, e cultiva.se ha muito no Brasil.

Sobre esta açfroeira havia-se crido entre nós que fosse o Carthamus tinctorius, que é o açafrão bastardo do Egypto, mas nem ha semelhança nos caracteres da nossa planta com o genero Carthamus, que pertence á familia das Compostas, nem na facies da planta.

O açafrão bastardo é planta herbacea; a flôr tem com efteito o tubo da corolla avermelhado ou alaranjado. Dous principios immediatos compôe esta côr, o amarello é soluvel n'agua, e o vermelho soluvel tanto n'agua como no alcool; mas solvel nos alcalis donde o precipitam os acidos.

A semente é oleosa e violentamente purgativa, convindo notar-se que não exerce esta accão sobre os papagaios, e é esta a razão porque lhe chamam grão de papagaio. Sua patria é o Oriente e Meio-dia da Europa.

Caracteres da famlia. - Os vegetaes comprehendidos n'esta familia apresentam mui grandes relações com as Labiadas. Assim, o caule e os ramos, quando são herbceos, são geralmente quadrangulares; suas folhas oppostas, algumas vezes verticilladas, raras vezes alternas, umas vezes simples e inteiras ou talhadas, outras vezes compostas.

Suas flôres são completas, muitas vezes irregulares; o calice é tubuloso, persistente, de divisões iguaes ou desiguaes; a corolla é inserida no receptculo tubuloso, de extremidade quadri ou quinquefida, as mais das vezes bilabiada.

Os estames acham-se inseridos no tubo da corolla, as mais das vezes em numero de quatro didynamos.

Ovrio livre contendo ordinariamente quatro ovulos, em uma, duas ou trs lojas; estylete unico terminado por um estigma simples ou bifido, obliquo ou unilateral de duas lojas uni-ovuladas.

O fructo é uma baga coberta de polpa succulenta, contendo um caroço de duas ou quatro lojas muitas vezes monospermas.

A semente compõe-se, além do tegumento proprio, de um endosperma muito delicado que encobre um embryão recto de radicula infera.


Açafroeira da India. - Curcuma longa, Linn. Fam. das Amomaceas. - Planta da India, de raiz bolbosa, esse bolbo grande, oblongo palmado, de côr alaranjado no interior; folhas longas, flôres brancas com mesclas amarelladas.

Caracteres da famlia. - As Amomaceas so plantas vivazes, de um as-