Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/35

Wikisource, a biblioteca livre

pecto inteiramente particular, que as approxima um pouco das Orchidaceas: a raiz é muitas vezes tuberosa e carnosa; as folhas simples são terminadas na sua base por uma bainha inteira ou fendida, algumas vezes munida de ligula.

As flores raramente solitrias, são acompanhadas de bracteas bastante largas, e formam em geral espigas espessas ou paniculas.

O calice é duplo; o exterior, algumas vezes tubuloso e mais curto, é de tres divisões iguaes; o interior tem seu limbo duplo, as tres divisões externas são em geral iguaes; das tres internas, uma maior e dissemelhante e forma uma especie de labello; as duas lateraes são mais pequenas, e muitas vezes quasi abortadas.

Ha um só estame, cujo filete é muitas vezes dilatado e como pétaloide. A anthera é de duas lojas, algumas vezes separadas e distinctas; o ovario é de tres lojas polyspermicas, o estylete simples terminado por um estigma concavo e em fórma de taça.

Na base do estylete acha-se um tuberculo bilobado, que pode ser considerado como formado de dois estames abortados.

O fructo é uma capsula de tres lojas, abrindo-se em trs valvulas, cada uma das quaes traz uma divisão no meio da face interna.

As sementes algumas vezes acompanhadas de um arillo, se compõem de um embryão cylindrico situado em um endosperma farinaceo, e tendo a radicula voltada para o hilo.


Açafroeira da terra ou indigena. -— V. Urucú. -— É por aquelle nome conhecida na Bahia.


Achite. -— V. Caá Tiguá.


Açoita cavallos. -— Luhea grandiflora, Mart. e Zucc. -— Fam. das Tiliaceas. Arvore agreste. É conhecida em Minas Geraes e no Rio de Janeiro por este nome, tem grande altura, folhas um tanto grandes, obovaes e claras: flôres grandes, brancas ou rosadas.

O fructo lenhoso, redondo, oblongo, compartido em cinco lojas, com sementes aladas.

A madeira d'esta arvore empregada no Rio de Janeiro para fazer coronhas de espingardas e palmilha para calçado. Florece em Fevereiro.

Propriedades medicas. -— É empregada em fricções contra os tumores arthriticos, e em clysteres combate a diarrhéa.

Caracteres da famlia. -— São arvores ou arbustos, um pequeno numero, plantas herbaceas. Tem folhas alternas, simples, acompanhadas na base de duas estipulas frageis.

As flores são axiliares, pedunculadas, solitrias, ou diversamente grupadas.

O calice formado de quatro a cinco sepalas, approximadas, de preflorescencia valvular; a corolla tem igual numero de petalas, que faltam raramente, e são muitas vezes glandulosas em sua base.

Os estames são em grande numero, soltos e com antheras biloculares. Achase muitas vezes em frente de cada petala uma glndula pedicellada.

O ovario apresenta de duas a dez lojas, contendo cada uma diversos ovulos ligados por duas ordens á seu angulo interno.

O estylete é simples, terminado por um estigma lobuloso.

O fructo é uma capsula de varias lojas, contendo diversas sementes, e algumas vezes indehiscente, ou um nucleo carnoso monospermico por aborto.

As sementes contém um embryão vertical, ou algum tanto curvo em um endosperme carnoso.


Açoita cavallos. -— Luhea. paniculata. Mart. e Zucc -— Fam. Idem. -— Arvore silvestre de Minas-Geraes e das margens do Rio de S. Francisco. É de mediana altura, com a folhagem aloirada, folhas ovaes; as flôres em cachos, menores que as da precedente, são de côr rosada, ou branca.

A casca d'esta espcie empregada