Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/331

Wikisource, a biblioteca livre

MAR

��MAR

��30i

��]}IaB*iiiltcii*o tle follia lar{;:a.

Guarech spicceflo7'a^ St. EU. Fam. das

Meliaceas. Esta arvore vegeta nas mat-

tas do Rio de Janeiro; mui semelhante

ao nosso Git.

Tem a casca, e principalmente a raiz,

��Propriedades medicas. Obra espe- cialmente sobre o systema lymphatico ; empregada nas hydropisias , e obs- truces das vsceras abdominaes.

Deve usar-se d'ella com precauo.

Marinliero de follia luiutla.

Moschoxiloi calhar ticum., Mart. Fam. idem. uma espcie semelhante precedente, conhecida por este nome na Bahia e Minas Geraes.

Propriedades medicas. Applicam a decoco d'esta planta, em clysteres, nas febres ters, na dose de 15 grammas da raiz fresca.

Marifi. SisyrincMum galaxioi- des, Gom. Fam. das Irideaceas. uma herva semelhante a um capim, com bulbo na raiz, e flores em pendo.

Propriedades medicas. A raiz doce e sem cheiro ; reduzida a p, um brando laxante, muitas vezes em- pregado, e til nas molstias dartrosas. Em clysteres mui usado nas crian- as, e como anti-hemorrhoidal nos adultos.

Alargiiajuda brava. Bixa ala- goana. Fam. das Bixaceas. E' uma arvore indgena colossal, que nas Ala- goas tem este nome.

Seu fructo uma capsula de 15 mil- limetros, subcordiforme, eriado de pontas molles e flexveis, de cr de castanlia, vermelha por fora, e por dentro cr de velludo encarnado ; con- tem algumas sementes avermelhadas ; abre-se em valvas.

lUacaiB ajuda mansa. Bixa. Fam. idem. Arvore silvestre, nas Ala-

��gas e Pernambuco conhecida por este nome.

E colossal, copada, de folhagem raiuda, flores invisveis.

Fructiflca no inverno.

Seus fructos so nozes pequenas, de 15 millimetros de comprimento, ovi- des, verdes palldas exteriormente.

Seu tegumento espesso e amarello por dentro ; contem no interior um caroo, envolto em uma polpa vermelha ; abre-se esse fructo em duas valvas.

A madeira d'esta arvore d taboas para obras de pouca importncia, como caixes, portas para tugrios, etc.

E' branca por fora, e fraca.

Hlamaellada de Sergipe. Do

este nome em Sergipe ao fructo de um arbusto agreste, que redondo, de 30 millimetros de dimetro, pare- cendo-se com um Jenipapo^ de cr roixa escura.

E' comestvel.

Parece ser uma espcie do Marmello das Alagoas.

IVIaranelleiro da Cliina. Cy-

donia sinensis, Thonim. Fam. das Ros- ceas. Como d Bahia para o Rio de Janeiro j existe este fructo, convm dar noticia d'elle.

Este Marmelleiro natural da China, e cultivado nos jardins da Europa.

E' uma bella planta, que sobe a 9 metros de altura pouco mais ou me- nos, revestida de folhas ovaes, ob- longas, de cor verde clara, e lisas.

As flores so grandes e bellas; nas- cem na extremidade dos ramos, com o aspecto de rosas ; so brancas, rajadas de cr de rosa; tem por fora um clice bojudo, e no centro um feixe de filetes.

O fructo, em forma de pio, amarello na maturidade, e ofterece den- tro cinco alojamentos, nos quaes contem varias sementes mui pequenas, e uma substancia mucilaginosa, da qual se faz um xarope adstringente, applicado nas diarrhas.

41

�� �