bellas plantas que fluctuam á superfcie das aguas, e cuja haste fórma uma raiz rastejante subterrnea.
As folhas alternas inteiras são cordiformes ou orbiculares, sustentadas por mui compridos peciolos.
As flôres são muito grandes, solitrias e sustentadas por compridissimos pedunculos cylindricos.
O calice é formado de um numero variavel, e algumas vezes grandissimo de sepalas dispostas em varias ordens, de maneira a representar de algum modo um calice e uma corolla polypetalos.
Os estames são numerosissimos, insertos em diversas ordens abaixo do ovario, ou sobre a membrana externa, que se acha assim coberta pelos estames e pelas sepalas interiores, que não são provavelmente mais que estames transformados, o que prova a dilatação gradual dos filamentos, á medida que se observam mais exteriormente.
As antheras são introrsas e de duas lojas lineares.
O ovario é livre e sessil, dividido interiormente em varias lojas por separações membranosas, sobre as pelliculas das quaes estão inseridos numerosos ovulos pendentes. O apice do ovario é cercado de tantos estigmas radiados quantas lojas tem o ovario. A reunião d'estes estigmas forma uma espcie de disco que circumda o ovario.
O fructo é indehiscente e carnoso interiormente, com varias lojas polyspermicas.
As sementes tem um tegumento espesso algumas vezes desenvolvido em fórma de reticulo, contendo um grosso endosperma farinaceo; embryão irregularmente globuloso ou napiforme, cuja radicula está voltada para o hilo.
Agurasiunha-açú. — Tiaridium medicum? Pison. — Heleotropium indicum? Linn. — Fam. das Borragineas. — Esta herva, do porte da Crista de gallo, é natural da India e congenere do Fedegoso de Pernambuco.
Propriedades medicas. — E' um bom abstergente e modificativo das ulceras; tambem é applicada nas queimaduras.
Aguraponda. — V. Gervão ou Orgevão.
Agura quia. — Solanum oleraccum, Dunal. — Fam. das Solanaceas. — Tambem conhecida esta planta por Jequirioba. Podemos confrontar, mais ou menos, esta planta com a Jurubeba.
Propriedades medicas. E' calmante, applicada sobre as feridas das pernas e as rachas do bico do seio.
Aguará quiya-açu. — Solanum pterocaulum, Dun. — Fam. Idem. — Planta congnere da precedente.
Propriedades medicas. E' emoliente, anodyna e diuretica, applicada em cataplasmas é util nas retenções de urinas; os fructos são uteis contra as dôres de dentes.
Aguaxima. — V. Periparoba.
Agulha do matto. — Clitoria linearis. — Fam. das Leguminosas. — E' conhecida por este nome nas Alagôas, uma planta herbacea, trepadeira que alastra ; vegeta pelas capoeiras ; tem o caule cylindrico, delgado, as folhas em trinos, ovaes; as flôres brancas, com macula roixa, imitando uma borbolta ; dá uma vagem estreita e recta, de côr escura, e que termina em ponta aguçada.
Aguatiguepo obi. — Thalia genicutata, Linn. — Fam. dos Amomaceas. — Esta
planta é do porte do Merú e outras de igual genero. A raiz come-se assada.
Propriedades medicas. — Pisada emprega-se em emplastro, como modificativa das ulceras.
Ahouai. — Cerbera Ahouai, Linn. — Fam. das Apocynaceas. — Arvore do Brasil,
de folhas leitosas, fructos redondos ou trigonos : as nozes d'esta planta servem