Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/38

Wikisource, a biblioteca livre

bellas plantas que fluctuam á superfcie das aguas, e cuja haste fórma uma raiz rastejante subterrnea.

As folhas alternas inteiras são cordiformes ou orbiculares, sustentadas por mui compridos peciolos.

As flôres são muito grandes, solitrias e sustentadas por compridissimos pedunculos cylindricos.

O calice é formado de um numero variavel, e algumas vezes grandissimo de sepalas dispostas em varias ordens, de maneira a representar de algum modo um calice e uma corolla polypetalos.

Os estames são numerosissimos, insertos em diversas ordens abaixo do ovario, ou sobre a membrana externa, que se acha assim coberta pelos estames e pelas sepalas interiores, que não são provavelmente mais que estames transformados, o que prova a dilatação gradual dos filamentos, á medida que se observam mais exteriormente.

As antheras são introrsas e de duas lojas lineares.

O ovario é livre e sessil, dividido interiormente em varias lojas por separações membranosas, sobre as pelliculas das quaes estão inseridos numerosos ovulos pendentes. O apice do ovario é cercado de tantos estigmas radiados quantas lojas tem o ovario. A reunião d'estes estigmas forma uma espcie de disco que circumda o ovario.

O fructo é indehiscente e carnoso interiormente, com varias lojas polyspermicas.

As sementes tem um tegumento espesso algumas vezes desenvolvido em fórma de reticulo, contendo um grosso endosperma farinaceo; embryão irregularmente globuloso ou napiforme, cuja radicula está voltada para o hilo.


Agurasiunha-açú.Tiaridium medicum? Pison.Heleotropium indicum? Linn.Fam. das Borragineas. — Esta herva, do porte da Crista de gallo, é natural da India e congenere do Fedegoso de Pernambuco.

Propriedades medicas. — E' um bom abstergente e modificativo das ulceras; tambem é applicada nas queimaduras.


Aguraponda. — V. Gervão ou Orgevão.


Agura quia.Solanum oleraccum, Dunal.Fam. das Solanaceas. — Tambem conhecida esta planta por Jequirioba. Podemos confrontar, mais ou menos, esta planta com a Jurubeba.

Propriedades medicas. E' calmante, applicada sobre as feridas das pernas e as rachas do bico do seio.


Aguará quiya-açu.Solanum pterocaulum, Dun.Fam. Idem. — Planta congnere da precedente.

Propriedades medicas. E' emoliente, anodyna e diuretica, applicada em cataplasmas é util nas retenções de urinas; os fructos são uteis contra as dôres de dentes.


Aguaxima. — V. Periparoba.


Agulha do matto.Clitoria linearis.Fam. das Leguminosas. — E' conhecida por este nome nas Alagôas, uma planta herbacea, trepadeira que alastra ; vegeta pelas capoeiras ; tem o caule cylindrico, delgado, as folhas em trinos, ovaes; as flôres brancas, com macula roixa, imitando uma borbolta ; dá uma vagem estreita e recta, de côr escura, e que termina em ponta aguçada.


Aguatiguepo obi.Thalia genicutata, Linn.Fam. dos Amomaceas. — Esta planta é do porte do Merú e outras de igual genero. A raiz come-se assada.

Propriedades medicas. — Pisada emprega-se em emplastro, como modificativa das ulceras.


Ahouai.Cerbera Ahouai, Linn.Fam. das Apocynaceas. — Arvore do Brasil, de folhas leitosas, fructos redondos ou trigonos : as nozes d'esta planta servem