Saltar para o conteúdo

Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/39

Wikisource, a biblioteca livre

de ornar os cinturões que os nossos indigenas trazem, e agitadas fazem grande ruido.

Propriedades medicas. — O succo leitoso d'esta planta é um forte veneno, como tambem o de sua congenere Cerbera Thevetia (Linn.) Em dóse pequena produz vomitos ; deitando-se no rio envenena os peixes.

Caracteres da famlia. — As Apocynaceas apresentam um aspecto muito variado. São plantas herbaceas, arbustivas ou arvores muito altas, e geralmente leitosas.

As follias são simples, oppostas, e inteiras ; as flôres axilares ou terminaes, solitrias ou diversamente reunidas. Em cada uma acha-se um calice gamosepalo, da cinco divisões ; uma corolla gamopetala, regular, de uma forma muito variada, oferecendo ás vezes cinco appendices petaloides , concavos, que nascem da garganta da corolla, e se unem em parte com os estames.

Estes, em numero de cinco, são ora livres, ora reunidos pelos filetes e pelas antheras, e formam uma especie de tubo que cobre o pistillo e se pega muitas vezes no apice com o estigma.

As antheras são de duas lojas e o pollen que encerram é pulverulento n'aquellas cujos estames são livres, e de massas solidas n'aquellas em que os estames são unidos; cada massa pollinica é terminada em sua extremidade, por uma glandula, que se liga com a da massa pollinica ao lado da qual está collocada.

Dois ovarios livres, applicados sobre um disco hypogynico, presos pelo lado interno ou sómente pelo cimo ; cada um offerece uma loja que contém um grande numero de ovulos situados em sua sutura interna.

Os dois estyletes se soldam ás vezes em um só, e terminam em um estigma mais ou menos descoide, outras vezes cylindrico e truncado.

O fructo é um flliculo simples ou duplo ; raramente é carnoso e indeshiscente.

As sementes, unidas a um trophosperma sutural, são nuas ou cercadas de um penacho sedoso; ellas contém em um endosperma carnoso ou corneo um embryão recto.


Aipim. — V. Machaxera.


Ajubatipita. — V. Jabetapitá.


Albara.Canna angustifolia, Linn.Fam. dos Amomaceas.— Planta que tem rhysoma; seu caule se eleva a uns 2 metros, as folhas largas, como as da bananeiras são amplexi-caules, flôres em cachos grandes e bonitas; o fructo de tres gomos, criçado de pontas asperas; sementes pretas esphericas.

As folhas são empregadas como vulnerarias, d'onde lhe vem o nome de Herva dos feridos, pelo qual é vulgarmente conhecida.

Os pretos comem a raiz d'esta planta, diz-se ser maturativa que faz suppurar tumores. Segundo Pison o nome de Albara pertence ao Imberi.


Alcaçuz bravo. — V. Boi gordo.


Alcaçuz da Europa.Glycirrhiza gabra, Linn. e Spl.Fam. das Leguminosas — E' um arbusto europeo, cujas folhas são dispostas em palmas ovaes, dá flôres que são côr de rosa roixeada, em cachos; seu fructo é uma baga oblonga comprimida, contendo tres ou seis sementes: deita uma raiz cylindrica, ennegrecida e amarella por dentro, tem sabor adocícado.

Propriedades medicas. E' emolliente e diuretico, empregado nas molestias inflammatorias. Internamente em infusão, (10 grammas para 1000 ditas d'agua.


Alcaçuz de S. Paulo e Minas.Piriondria dulsis, Mart.Fam. idem.— Tem as virtudes do Alcaçuz vulgar.


Alcaçuz da terra.Glycirrhiza