americana. — Fam. idem. — Esta especie é do paiz, mas só vegeta espontaneamente nas Catingas ou nos sertões.
E' um arbusto de 2 a 3 metros de elevação, mais ou menos; o tronco engrossa até 12 centimetros mais ou menos de diametro, a casca esbranquiçada, os ramos como articulados de distancia em distancia, as folhas em palmas pequenas, o fructo é uma vagem. A raiz é semelhante ao da Europa no aspecto, côr e gosto. (Fig. 2).
Propriedades medicas. — Idem.
Alcanforeira. — Croton perdicipes, St. Hilaire. — Croton antysyphiliticus,
Mart. — Fam. das Euphorbiaceas. — Arvore de Minas Geraes.
Propriedades medicas. — E' empregada como diuretica, antisyphilitica, e contra as mordeduras de cobra.
As folhas seccas e pulverisadas poemse nas feridas e as fazem cicatrizar, e a cataplasma feita das folhas frescas é de proveito nos bubões e tumores brancos.
Alcornoco. — Bowdichia major, Mart. — Fam. das Leguminosas. — Arvore do paiz, de folhagem miuda e de flôres azuladas, tem por fructo um legume com duas ou mais sementes.
Propriedades medicas. — A casca d'esta arvore é um pouco amarga e adstringente, empregada no rheumatismo syphilitico e nas hydropesias.
Alecrim bravo. — Ilipericum laxiusculum, St. Hil. — Fam. das Hypericaceas. — Planta agreste do Brasil, conhecida em S. Paulo, Minas Geraes e Rio Grande do Sul pelo mesmo nome.
E' uma planta de flôres em cachos dispostos nas summidades dos ramos, de folhas ensiformes.
Propriedades medicas. — Emprega-se contra as mordeduras das cobras, o cosimento d'estas folhas.
Caracteres da famlia. — Plantas herbaceas, arbustos ou arvores muitas vezes resinosas cheios de glandulas transparentes, tendo folhas oppostas, rarissimas vezes alternas, simples, flôres axillares ou terminaes, diversamente grupadas.
O calice de quatro ou cinco divisões mui profundas, um pouco desiguaes; a corolla se compõe de quatro a cinco petalas, enroladas em espiral antes de sua evolução.
Os estames são muito numerosos, reunidos em varios feixes pela base dos filetes, algumas vezes monadelphos ou livres.
O ovario é livre, globuloso, sobreposto por diversos estyletes, ás vezes unidos e soldados em um só: oferece tantas lojas polyspermicas quantos estyletes.
O fructo é uma capsula, ou uma baga de lojas polyspermicas. No primeiro caso, ella se abre em tantas valvulas, adherentes por suas extremidades dos repartimentos, quantas lojas tem.
As sementes numerosssimas e mui pequenas, contém um embryão homotropo sem endosperma.
Alecrim do campo. — Lantana micropihylla, Mart. — Fam. das Verbenacias. — Esta planta, do porte do Camará, é empregada nos mesmos casos em que é empregado o Chá de Frade.
Alecrim de jardim. — Rosmarinus officinalis Linn. — Fam. das Labiadas. — Planta indigena da Europa, acclimada ha muito no Brasil; cresce de 1 a 2 metros em terreno apropriado; suas hastes so lenhosas, as folhas estreitas, com as bordas voltadas para dentro, verde-escuras e approximadas.
As flôres axillares e pequenas, côr de lyrio, e labiadas: os fructos são pequenas capsulas.
Esta planta aromatica é medicinal. Ella presta-se a perfurmar roupas, quartos e habitações empestadas de miasmas maleficos; serve nos defumadores domesticos, e como ornamento dos altares, etc, etc.