Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/43

Wikisource, a biblioteca livre

ou arbustos, de olhas oppostas, de flores dispostas em espigas, acompanhadas de bracteas em sua base.

O calice gamosépalo, de quatro ou cinco divisões, regulares ou irregulares.

A corolla gamopetala, irregular, ordinariamente bilabiada, os estames em numero de dois ou quatro, são didynamos.

O ovario é de duas lojas que contem dois ou maior numero de ovulos; elle é applicado sobre um disco hypogynico annullar.

O estylete é simples, terminado em estigma bilobado.

O fructo é uma capsula de duas lojas, algumas vezes monospermicos, abrindo-se com elasticidade em duas valvulas, que levam comsigo cada uma metade do septo.

As sementes são em geral sustentadas por um podosperma filiforme e seu embryão, collocado immediatamente debaixo do tegumento proprio, é desprovido de endosperma e tem geralmente a radicula voltada para o lado do hilo.


Alface.Lactuca sativa, Linn.Fam. das Compostas. — Planta herbacea, annual, cuja caule ergue-se com folhas grandes de verde claro obovaes e oblongas; as flôres são amarelladas e em cachos, e formo um capitulo de pellos macios e brancos, que voão com o vento.

Esta planta, cuja patria ignoro, é cultivada em todas as hortas, sendo do mais trivial conhecimento entre nós.

Propriedades medicas. — A agua da alface frequentemente usadar na medicina como antispasmodico.


Alface de cordeiro.Herva Benta.


Alfavaca brava. — E' a Jaborandi no Pará.


Alfavaca do campo.Occimun incannecens, Mart.Fam. das Labiadas.

Propriedades medicas. — E' sudorifica, aromtica e empregada nos mesmos casos do Jaborandi. Faz-se com ella um xarope bom para o tratamento da coqueluche na dose de 30 a 40 grammas por dia.

As folhas fritas em oleo e postas nas verilhas e sobre o pubis, são uteis na ischuria. (Fig. 3.)


Alfavaca de cheiro. Occimun incanum. Occimun fluminense. Vell.Fam. das Labiadas. — Esta planta é por este nome conhecida em Pernambuco, e na Bahia por Santa Maria. Sua altura regula de 6 a 8 decimetros; folhas oppostas ovaes e serriadas; flôres em espigas densas, pequenas, brancas, tocadas de roixo; o fructo é uma pequena capsula preta.

Applicam-n'a raramente como adubo.

Propriedades medicas. — E' aromtica, emprega-se em banhos nos rheumatismos.

As sementes applicadas aos olhos, que tem argueiros, attrahem-nos a si, e facilitam a extracão.


Alfavaca de cobra.Monnieria trifolia Aubl. — Fam. das Rutaceas. — Esta herva em Pernambuco é conhecida por este nome, mas em outras partes do Brasil por Jaborandi.

Pequena herva ramosa, suas folhas trifolioladas, florinhas brancas, miudas, formam um froco de folhinhas no cimo, um tanto pelludas, e tem aroma, quando submettidas a compressão.

O fructo é uma capsulasinha palheosa.

Propriedaees medicas. — A raiz além de outros prestimos é muito util, na diabetis; emprega-se o decocto como sudorifico e diuretico. Tambem aproveita nas inflamações de olhos.

Caracteres da famlia. — Grande familia composta de arvores, de arbustos ou de plantas herbaceas tendo folhas oppostas ou alternas commummente cheias de pontos translucidos, com ou sem estipulas; flôres geral-