Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/44

Wikisource, a biblioteca livre

mente hermaphroditas; mui raras vezes unisexuaes; um calice de, tres a cinco sépalas, unidas pela base; corolla de cinco petalas, algumas vezes soldadas, raramente nulla.

Cinco ou dez estames, alguns dos quaes abortam ás vezes e oferecem fôrmas variadas.

O ovario compõe-se de tres a cinco carpellas, e formando outras tantas arestas mais ou menos salientes.

Cada loja contém quasi sempre dois, raramente um só, ou grande numero de ovulos inseridos em seu angulo interno, e n'elle formando duas ordens.

Os estyletes so livres ou soldados. Essas carpellas acham-se em geral applicadas sobre um disco hypoginico mais ou menos saliente, e algumas vezes formam por sua reunião, um ovario gynobasico, cujo estylete parece nascer de uma depresso muito profunda e central.

O fructo é ora simples, formando uma capsula, que se abre em tantas valvulas septiferas, quantas lojas tem, ora, e as mais das vezes, separa-se em outras tantas cocas ou carpellas, quasi constantemente monospermicas, indehiscentes e as vezes ligeiramente carnosas ou seccas, e abrindo-se em duas valvulas incompletas.

As sementes cujo tegumento proprio é muitas vezes crustaceo, se compõem de um endosperma carnoso ou de consistencia cornea, contando um embryão de radicula superior, raras vezes virada para o hilo que é lateral; em alguns casos o embryão é desprovido de endosperma.


Alfazema de caboclo.Hyssopus cryspapylla.Fam. das Labiadas. — E' um dos nomes porque no norte das Alagôas esta planta é conhecida. Tambem a chamam Sambaité.

E' um arbusto que cresce até 2 metros, pouco mais ou menos.

Propriedades medicas. — Com o succo d'ella curam-se belidas da cornea; a decoção das folhas serve para modificar as dôres de dentes.


Alfazema da Europa.Lavandula spicata. Linn.Fam. idem. — Planta cultivada no Brasil, natural do Meio Dia da Europa, mas conhecida geralmente entre nós.

E' uma herva de caule estriado, mui esgalhado; as flôres arrumadas em circulos, e violaceas amarellas; toda a planta é aromatica; a folhagem miuda e os frutinhos são a semelhana do cuminho com o qual tem affinidade familiar.

Ella contém um oleo volatil, muito usado nas perfumarias.

Propriedades medicas. — E' excitante, empregada principalmente em banhos.


Alfazema da terra ou do matto.Hoslumdia Alfazema.Fam. das Labiadas. — E' um sub arbustosinho esgalhado, de caule quadrado; vegeta não só nos mattos, como tambem nos taboleiros e nas vargeas; folhas aromaticas, miudas e oppostas; flôres em cachos formando uma espiga pyramidal, abastecida de pevides palheosas e miudissimas, de côr roixo violeta; o fructo é excessivamente pequeno.

Propriedades medicas. — Serve para banhos aromticos.


Alga.AlgœFam. das Hydropytas. — As algas são plantas que crescem ordinariamente nos lugares humidos, sobre tudo nas aguas doce e salgada.

Algumas so compostas de vesiculas isoladas, constituindo cada uma um individuo isolado e completo. Outras apresentam-se debaixo da forma de utriculos reunidos, enfiados como as contas de um rosario, e encerradas n'uma especie de membrana gelatiniforme amorpha.

Outras ainda são filamentos simples ou ramosos, contnuos ou articulados, lategos variados na forma, consistncia