Saltar para o conteúdo

Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/46

Wikisource, a biblioteca livre

a exportção annual dos Estados Unidos, que foi enorme em consequncia de vender-se alli o algodão por preço muito mais baixo do que o do Brasil, que chegou a vender-se a 5$000 16 kilgr.

Os ultimos acontecimentos dos Estados Unidos paralysaram por alguns annos as considerveis remessas que d'alli se faziam de algodão para os mercados d'Europa; o do Brasil encontrou, pois, novamente um preço extraordinrio, visto como chegou a vender-se por 32$000 16 kilgr.

O algodão de Pernambuco tem sido apreciado por sua boa qualidade e é de esperar que brevemente tenhamos de concorrer sem desvantagem de espcie alguma nos mercados d'Europa, e isto porque os nossos agricultores tratam de aperfeiçoar todos os dias a cultura e os processos de preparção e o acondicionamento de seu producto.

Cumpre ao nosso governo concorrer quanto estiver a seu alcance para a abertura de bôas estradas que facilitem os transportes d'este producto, porque os terrenos apropriados ao plantio do algodão de Pernambuco distam muitas dezenas de leguas da cidade do Recife.

Os algodoeiros são geralmente arbustos mais ou menos altos e podem distinguir-se em duas classes extremas quanto á altura, isto é em algodoeiros arborescentes e em algodoeiros herbaceos.

A historia botanica dos algodoeiros apezar dos excellentes trabalhos de Parlatore ainda não é completamente conhecida, podendo fazer-se em geral a mesma observação relativamente aos outros vegetaes uteis submettidos a uma longa e cuidadosa cultura.

Não se conhecem com toda a precisão as diferentes espcies de algodoeiros actualmente cultivados em muitos paizes, nem tão pouco de modo exacto o paiz natal de cada espcie ou variedade; póde-se dizer em geral que este vegetal cresce naturalmente nos paizes quentes; mas conseguiram acclima-lo em muitos paizes temperados, de modo que a distribuição geographica do algodoeiro é hoje muito extensa.

Não sómente elle cresce nos paizes tropicacs de ambos os hemispherios, como tambem em regiões onde a temperatura desce abaixo de 13 a 14º. Reaumur ou 60 a 84º Fahr.

Todavia ha certos paizes onde as circumstancias climticas temperando os rigores do inverno, permittem a cultura do algodoeiro, como acontece na Criméa.

O limite da vegetação do algodoeiro na Europa é o 45º de latitude norte, e como se sabe, elle é cultivado em alguns pontos da Hespanha, e da Sicilia, etc.

Na sia cultivam-no até Astracam, na China, e no Japão até 41º de latitude norte; na America do Norte até uma latitude norte igual, e na parte meridional do continente americano até 30º de latitude sul no litoral oriental, e até 33º nas costas occidentaes.

As diversas espcies de algodoeiros estão distribudas em toda a Asia, no Cabo da Boa-Esperança no Senegal, nas costas de Guiné, na Abyssinia, nas margens do Niger, do Gambia e do Zembere, em Serra Leoa e nas Ilhas do Cabo Verde, na Syria, no Egypto, em torno do Mediterraneo, na Hespanha, na Sicilia, no Brasil, na Columbia, nas Guyannas, Antilhas, em muitos Estados da União Norte Americana, taes como Virginia, Luisiana, Georgia, as Carolinas, Alabama, Mariland, Delaware, e finalmente nas ilhas do Oceano Indico.

O continente e as ilhas da Asia podem ser considerados como a patria do maior numero de espcies e variedades do gnero Gossypium.

A China, as Grandes Indias, o imperio do Mogol, os reinos de Siam e Pegu, Bengala, etc, ainda produzem hoje immensas quantidades de algodão.

O algodoeiro cresce igualmente na Persia, Arabia, Syria, Palestina , Asia menor, Anatolia, Alepo, Smyrna, etc.

Sabe-se com toda a certeza que o algodoeiro foi cultivado desde tempos